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Novo X5 tem requinte e força bruta
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Avaliação

Novo X5 tem requinte e força bruta

Em nova geração, modelo cresceu e ganhou recursos sofisticados; em única versão, parte de R$ 399.950

29 de dez, 2013 · 6 minutos de leitura.

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 Novo X5 tem requinte e força bruta
BMW X5 mistura sofisticação e força bruta

Revelada ao mundo em junho, a nova geração do BMW X5 já está no Brasil. O modelo veio em versão única, xDrive 50i, que tem preço inicial de R$ 399.950 e três opções de acabamento – Endurance, Experience e M Sport. Esta, topo de linha, é tabelada a R$ 429.950 e foi avaliada pelo Jornal do Carro.

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O mais sofisticado jipão da marca alemã destaca-se, mais do que por seu motorzão V8 de 4,4 litros, pelo extremo requinte no interior. Entre as novidades há o sistema de entretenimento que inclui dois monitores traseiros e uma enorme tela central dianteira. Nela, além de informações sobre os sistemas de som, DVD e navegação, pode-se também alterar o comportamento do carro – por meio de mudanças no modo de ação de componentes como câmbio e suspensão, por exemplo.

Na mesma tela, há projeção das imagens do conjunto de câmeras externas, que proporcionam visão em 360º. O motorista pode optar por ver o que há atrás do X5, nas laterais ou na dianteira do veículo. A tecnologia é bastante útil em manobras de estacionamento, por exemplo – há ainda sensores de obstáculos instalados em diversas partes do utilitário.


Um sistema bem vindo, já que estamos falando de um veículo imenso e difícil de manobrar – mesmo com uma direção eletromecânica muito direta e sem folgas. Grandalhão, ele ficou 2,9 centímetros maior que o X5 da geração anterior. Tem 4,9 metros de comprimento.

A contrapartida é a ampliação do espaço interno. O entre-eixos de quase 3 metros e o 1,94 metro de largura deixam três passageiros muito bem acomodados atrás. Mesmo com três adultos no banco, todos podem movimentar as pernas e os ombros sem esbarrar o tempo todo em quem está sentado ao lado. Há ainda uma saída de ar exclusiva para esta seção do utilitário-esportivo. Merece destaque, ainda, o acabamento interno, com couro em bancos, volante e diversas partes dos painéis, além de detalhes de alumínio.

Externamente, chamam a atenção o belo desenho das lanternas traseiras, assim como a saída de escape dupla. O pacote de aparência esportiva desta versão inclui logotipos “M Sport” atrás e na soleira das portas, além de rodas de 19”.


Rodando. O motor biturbo do carro gera 450 cv de potência, mas não é este número o que mais impressiona. Chama a atenção o torque de 66,3 mkgf. Até os 2.000 rpm, quando essa força está disponível em sua totalidade, nota-se uma pequena resistência do carro, mas logo que se atinge esta rotação o seu arranque é impressionante e muito rápido. As costas do motorista são projetadas contra o banco quando se pressiona o acelerador até o fundo.

De acordo com informações da BMW, o X5 acelera de 0 a 100 km/h em cinco segundos. Sua velocidade máxima é limitada a 250 km/h, ainda conforme dados da montadora alemã.

No modo de condução confortável, a direção poderia ser um pouco menos molenga, especialmente quando se atinge alta velocidade. No esportivo, ela torna-se mais direta e dura. Para um carro alto, a carroceria balança pouco, mesmo acima de 100 km/h. A tração 4×4 permanente ajuda a garantir comportamento em curva digno de um sedã.


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