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Onix e Palio decepcionam em crash-tests
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Onix e Palio decepcionam em crash-tests

Modelos da Chevrolet e da Fiat conseguiram apenas três estrelas na proteção para adultos

19 de ago, 2014 · 3 minutos de leitura.

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 Onix e Palio decepcionam em crash-tests

A Latin NCAP fez mais uma bateria de testes incluindo modelos vendidos no Brasil. Dessa vez, entraram o Peugeot 208, Chevrolet Onix e Fiat Palio. O mais bem colocado foi o hatch de origem francesa. O 208 conseguiu quatro estrelas para os ocupantes adultos e três na de proteção às crianças.

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No entanto, a entidade ressalta diferenças em relação ao modelo europeu, que ganhou cinco estrelas no teste da Euro NCAP. Enquanto o 208 brasileiro tem apenas frieos ABS e air bags frontais, o europeu tem controle de estabilidade, air bags laterais e de cortina, fixação para cadeirinhas Isofix e ainda a possibilidade de desligar o air bag do passageiro da frente. Ainda assim, a estrutura do carro conseguiu absorver bem as forças do impacto e foi considerada boa.

Já o Palio atingiu três estrelas para adultos e duas para crianças. O hatch da Fiat também não tem fixação Isofix, nem cinto de três pontos para todos os ocupantes (o central traseiro ainda é abdominal), o que impede classificações melhores. Uma unidade sem air bags chegou a ser testada e os resultados, conforme esperados para um carro sem sistemas de proteção, foram zero estrelas nos dois testes.

No entanto, a surpresa ficou com o Chevrolet Onix. O compacto conseguiu apenas três e duas estrelas na proteção de adultos e crianças, respectivamente. Segundo a Latin NCAP, apesar da estrutura ter se mantido estável no crash-test, houve uma ruptura do assoalho na região dos pés do motorista. Além disso, o posicionamento correto do assento infantil é mais difícil, piorado pela falta de Isofix. Eram esperadas notas maiores para o Onix, por se tratar de um projeto novo e feito sobre uma plataforma moderna. Com isso, a entidade recomenda melhorias no carro, de modo a contornar os resultados decepcionantes.






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