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Opalas “invadem” shopping de São Caetano
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Opalas “invadem” shopping de São Caetano

Proprietários do Opala se encontrarão na próxima terça-feira, dia 10 de agosto, às 19 horas no estacionamento do ParkShopping São... leia mais

07 de set, 2013 · 3 minutos de leitura.

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 Opalas

Proprietários do Opala se encontrarão na próxima terça-feira, dia 10 de agosto, às 19 horas no estacionamento do ParkShopping São Caetano. O evento, que tem entrada gratuita, é organizado pelo Opala Clube do ABC. Os colecionadores independentes interessados em expor suas veículos podem participar entrando em contato com o Automóvel Clube de São Caetano do Sul e levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Fundo Social de Solidariedade de São Caetano do Sul.

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O clássico Chevrolet fabricado pela GM chegou ao Brasil em 1968 nas versões esportivas, clássicas e luxuosas. O carro possuía motores de 4 e 6 cilindradas, era sinônimo de conforto e modernidade, já que tinha cores extravagantes como o conhecido modelo pantera cor de rosa. Grandes nomes, como o ex-presidente Juscelino Kubitschek utilizava o automóvel. Em 1992, a raridade deixou de ser produzida no Brasil, cedendo lugar ao Omega.

SERVIÇO

20º Encontro de Sócios do Automóvel Clube de São Caetano do Sul


Data: 10 de setembro de 2013

Horário: a partir das 19 horas

Endereço: Alameda Terracota, 545, Espaço Cerâmica, São Caetano do Sul – SP


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.