Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

09/08/2022 - 8 minutos de leitura.

Os carros elétricos e híbridos mais vendidos do mundo em 2022

Embora Tesla seja líder absoluta nos elétricos, BYD cresce com 6 modelos no top 15 e ganha no ranking das marcas neste primeiro semestre de 2022

Tesla Model Y continua no topo das vendas, mas modelos da BYD, Volkswagen e Caoa Chery avançam no mercado Crédito: Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Com vendas recordes em junho, os carros elétricos continuam a crescer em ritmo acelerado. No 6° mês do ano, o mercado de carros plug-in – elétricos puros a bateria (BEVs) e híbridos que recarregam em tomadas (PHEV) – registrou alta de 54% em relação ao mesmo período de 2021. Assim, no acumulado de 2022, esses modelos superaram pela primeira vez os dois dígitos, com participação de 16% nas vendas totais de veículos – incluindo modelos a combustão.

Apesar de adversidades como, por exemplo, a alta da inflação e a escassez de componentes, o segmento alcançou a marca de 913 mil unidades entregues. Ou seja, um novo recorde mensal. Mas não é só: acredita-se que, até setembro deste ano, os emplacamentos desses modelos deverão superar a marca de um milhão de unidades.

Divulgação/Tesla
Continua depois do anúncio

Semestre histórico

No acumulado de 2022, o ranking tem a Tesla na liderança. Entre os veículos, Model Y e Model 3 continuam no primeiro e segundo lugares. Em seguida está o Wuling Hong Guang Mini EV, que é feito em parceria com a GM – e é o carro elétrico mais vendido na China. Inclusive, a diferença para o Model 3 é de 11 mil unidades. Assim, o sedã da marca de Elon Musk ficou com 219 mil emplacamentos, enquanto o carrinho chinês teve 207.829 emplacamentos.

Na sequência, aparece a BYD. Há um ano, o único carro da chinesa no ranking era o Han, sedã elétrico que chegou neste ano ao Brasil. Mas, agora, a marca tem 6 modelos no “top 15”. O quarto lugar em 2022 é do SUV Song, SUV híbrido que estreia aqui agora no 2° semestre, na versão Plus. Depois, em quinto colocado, está o sedã Qin Plus, que também virá no mesmo período. Vale dizer que ambos têm conjunto híbrido plug-in – não são 100% elétricos.


Além do Han, a BYD comercializa no Brasil o SUV de sete lugares Tan, que é o 10° veículo mais vendido deste ano no ranking do portal EV Volume. Ambos são modelos premium. Com os híbridos a caminho, a marca chinesa abrirá novas possibilidades por aqui. Outros modelos da montadora que aparecem no ranking mundial são o hatch Dolphin, atual carro de entrada da marca, bem como o SUV compacto Yuan Plus, que também está cotado para o Brasil.

VW e Chery no ranking

Outro elétrico na lista é o Volkswagen ID.4, que ficou em 7° lugar geral. O SUV está prestes a desembarcar no mercado brasileiro, mas sofreu uma queda de posição, já que, no mesmo mês de 2021, era 5° colocado. No entanto, a presença da VW no top 10 é marcante, visto que a alemã vem investindo pesado na eletrificação da sua gama.


Por fim, vale destacar o avanço da Chery. Em 11° lugar, a gigante chinesa tem o QQ Ice Cream, que estreou por R$ 25 mil e com foco na “Geração Z”. Em seguida aparece o eQ1, que estreou em junho no Brasil com o nome iCar. O hatch movido 100% a baterias foi apresentado pela Caoa Chery junto com uma linha completa de carros eletrificados. Em pré-venda por R$ 140 mil, é o carro a bateria mais acessível do País no momento.

O ranking dos mais vendidos:


Leia Mais


Ranking das marcas

A Tesla continua líder entre os modelos totalmente elétricos. No entanto, como já dissemos, o ranking mostra o rápido avanço da chinesa BYD quando somadas as vendas de elétricos e híbridos plug-in no primeiro semestre de 2022. Na soma, a chinesa ocupa o primeiro lugar com uma vantagem de 76 mil unidades sobre a norte-americana.

Ao todo, a BYD vendeu mais de 640 mil veículos eletrificados, enquanto a Tesla ficou com um total de 564.873 unidades. E, mesmo que a BYD perca para a marca de Elon Musk, que já confirmou que pretende entregar 2 milhões de veículos neste ano, é a primeira vez desde 2018 que alguém desafia a Tesla nesse segmento. Ou seja, mostra um desenvolvimento produtivo da indústria em relação a modelos com zero emissão de carbono.


Divulgação/Caoa Chery

Depois de Tesla e BYD, aparece a GM-SAIC em 3° lugar. A marca é uma joint-venture entre a General Motors e a Shangai Automotive. Mais abaixo, a Volkswagen aparece à frente da BMW. Esse resultado, com diferença de apenas mil emplacamentos, acontece em um momento que a VW é vista como uma potencial ameaça para a Tesla. Ou seja, o segundo semestre de 2022 ainda reserva grandes surpresas para esse mercado em ebulição.

As cinco marcas que mais vendem elétricos e híbridos:


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

OFERTA EXCLUSIVA

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

Ver agora