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Peugeot 3008 é eleito o carro de 2017 na Europa
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Peugeot 3008 é eleito o carro de 2017 na Europa

SUV da montadora francesa superou trinta competidores, incluindo o Classe E, da Mercedes e o Giulia, da Alfa Romeo

06 de mar, 2017 · 3 minutos de leitura.

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 Peugeot 3008 é eleito o carro de 2017 na Europa
Competição do carro do ano europeu envolveu 30 modelos e notas de 58 jornalistas

O Peugeot 3008 foi eleito o carro de 2017 no continente europeu. O SUV da montadora francesa ficou na primeira posição em uma lista de 30 veículos e acumulou 319 pontos, atribuídos por 58 jornalistas de 22 países. O segundo lugar foi do Giulia, da Alfa Romeo, com 296 pontos. O classe E, da Mercedes, teve 197 pontos e completa o pódio.

Outros destaques do ranking foram o Volvo S90/V90, com 172 pontos, o Citroen C3, com 166 pontos, o Toyota C-HR, com 165 pontos e o Nissan Micra, com 135. É a primeira vez que um SUV vence a premiação, criada em 1964. Além do prêmio, a montadora francesa também pode se orgulhar pelas 100 mil reservas que o Peugeot 3008 já recebeu.

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O título deste ano é o quinto na história da empresa, que se sagrou vencedora da premiação em 2014, com o 308, em 2002, com o 307, em 1988, com o 405 e em 1969, com o 504.

O Peugeot 3008 foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo e começa a ser vendido por aqui ainda no primeiro semestre. O carro é a grande aposta da marca para retomar suas vendas no País, que andam bem baixas. Qualidades ele tem para isso, tanto no visual, quanto no interior moderno. O prêmio recebido na Europa só solidifica essa impressão.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.