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Peugeot confirma 208 e 2008 com câmbio automático de seis marchas
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Peugeot confirma 208 e 2008 com câmbio automático de seis marchas

Câmbio automático de seis marchas chega ainda este ano nos Peugeot 208 e 2008

Redação

04 de jul, 2017 · 2 minutos de leitura.

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208 TERÁ NOVO CÂMBIO AUTOMÁTICO
Crédito:FOTO: PEUGEOT

Depois de estrear nos modelos C3 e Aircross da Citroën, o câmbio automático de seis marchas do Grupo PSA vai chegar aos Peugeot 208 e 2008. A homologação dos produtos foi “entregue” pela nova tabela de eficiência energética do Inmetro.

No 208 a nova transmissão estará presente nas versões Allure e Griffe. Já no SUV 2008, chega na versão Crossway, sempre associada ao motor 1.6 flexível. Nos carros da Citroën, esse motor, que entregava 122 cv, agora rende 118 cv por questões de emissões de poluente – o que também deve acontecer nos Peugeot.

Segundo os novos dados, no 208 esse conjunto de motor 1.6 com câmbio automático de seis marchas faz 7,7 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol. Com gasolina os números de consumo são de 11 km/l e 13,2 km/l, respectivamente.

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No 2008, os números com etanol são de 7,5 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada. Rodando com gasolina, os números vão para 10,7 km/l em circuito urbano e 13 km/l na estrada. Em comunicado, a Peugeot confirma a chegada dos modelos com a nova transmissão ao mercado ainda este ano, mas não estipula a data para o início da comercialização.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.