Depois da Ford e da GM revelarem suas picapes elétricas, é a vez da RAM atacar o promissor segmento de caminhonetes alimentadas por baterias. No início de março, a Stellantis revelou a primeira imagem da futura picape elétrica da marca do cabrito montês. Pois, passadas três semanas, surgem as primeiras projeções da novidade, que ainda não tem nome definido, mas está prevista para chegar em 2024 – inclusive no Brasil.
Nas imagens publicadas pelo site norte-americano Carscoops, de autoria de designer Josh Byrnes, a picape elétrica da RAM mostra as linhas sugeridas pelo sketch. O visual não é tão futurista como o da Tesla Cybertruck ou mesmo da Chevrolet Silverado EV. Nesse sentido, está mais para um modelo atual, tal como a Ford F-150 Lightning, que já está em pré-venda.
Nova plataforma
A inédita picape elétrica RAM – que pode manter a numeração 1500 – nascerá sobre a plataforma STLA, exclusiva para veículos a bateria. Segundo especulações, a arquitetura será robusta o bastante para carregar grandes pacotes de baterias, com capacidades entre 159 kWh e 200 kWh. Assim, terá como trunfo autonomia de até 800 km na versão de topo.
Além disso, as baterias da picape elétrica poderão ser usadas como gerador de energia em casas ou mesmo em um acampamento de fim de semana. Essa parte será tão importante quanto o alcance do conjunto, que terá uma arquitetura potente de 800 Volts. Isso também permitirá o carregamento ultra rápido em estações de corrente direta de 150 kW, por exemplo.
Até 449 cv de potência
A picape elétrica da RAM também promete desempenho poderoso. Por ora, não há dados oficiais, mas a expectativa é de que o modelo tenha versões com um ou dois motores elétricos. Assim, terá tração apenas traseira ou nas quatro rodas, com um motor em cada eixo. As potências deverão ter entre 204 cv e até 449 cv no total, mas esse número pode ser até maior.
Segundo apuração do Carscoops, a RAM 1500 elétrica pode oferecer versão com motor duplo de até 897 cv. Entretanto, esta opção parece um tanto insana para uma picape elétrica com um pacote de baterias enorme sob o assoalho. Fala-se ainda em uma opção híbrida com extensor de autonomia que promete quebrar o paradigma em relação aos elétricos.
As rivais
Nos Estados Unidos, onde as picapes grandes dominam as vendas há décadas, há um rápido movimento de eletrificação. Em 2021, a Ford lançou a F-150 Lightning e a GM apresentou a Silverado EV. Ambas foram uma resposta à Tesla Cybertruck, revelada no fim de 2019, pouco antes da pandemia da Covid-19. Estas naturalmente serão rivais diretas da RAM.
Mas a rápida migração neste segmento terá ainda outros modelos. A Toyota, por exemplo, anunciou no fim de 2021 que lançará uma gama completa de veículos elétricos, entre eles uma picape grande, que deverá ser a versão a baterias da atual Tacoma. Tem ainda modelos de marcas novatas, como a Rivian R1T, concorrente direta da Cybertruck.