Das cinco marcas que lideram as vendas no Brasil atualmente, a Hyundai é a única que não dispõe de uma picape em sua linha de veículos. Fiat, Volkswagen, Chevrolet e Toyota disputam as vendas deste segmento que só cresce no País. Por isso, havia a expectativa de a montadora sul-coreana entrar na disputa após concluir o acordo com o grupo Caoa, e assumir a importação de veículos no mercado brasileiro. Mas a picape Santa Cruz não vem.
Na última semana, o Jornal do Carro detalhou aqui o pacotão de lançamentos da Hyundai com sua linha de importados. A marca confirmou o SUV Palisade, em sua versão de 8 lugares, bem como o elétrico Ioniq 5, seu carro mais moderno em produção no mundo. Além disso, a marca mostrou as novas gerações do SUV de 7 lugares Santa Fe e do crossover Kona, ambos ainda sem data para chegar, o que deve acontecer em 2025. Mas nada de Santa Cruz.
Picape da Hyundai virá ao Brasil?
Esta é uma questão enigmática. Nas redes sociais, ou mesmo no Jornal do Carro, o público brasileiro costuma sinalizar interesse na Santa Cruz. Isso desde que o modelo estreou nos Estados Unidos, em 2021. Com produção na Coreia do Sul, a picape intermediária foi desenvolvida para a América do Norte, com foco no mercado norte-americano, onde as picapes lideram as vendas de veículos há décadas. Lá, surgiu como concorrente da Ford Maverick.
Curiosamente, é no Brasil que este segmento surgiu em 2016, com o lançamento da Fiat Toro. Aqui, as picapes compactas é que dominam as vendas, e o segmento de intermediárias veio complementar a categoria, que não dispunha de opções entre as pequenas, como a Fiat Strada (atual líder de mercado), e as médias, como a Toyota Hilux. Por causa disso, faz todo sentido a Hyundai trazer para cá a Santa Cruz. O entrave parece ser a produção.
No momento, todas as unidades da Santa Cruz são direcionadas aos EUA e demais mercados da região. Ou seja, não faz sentido da Hyundai lançar sua picape intermediária por aqui sem ter condições de disputar mercado com as rivais diretas. Esse é um problema que compromete a Ford Maverick desde a sua estreia no Brasil. Com alta demanda no mercado norte-americano, onde é um sucesso, a picape tem poucas unidades mensais disponíveis aqui.
Caoa pode produzir a Santa Cruz em Goiás?
No anúncio feito em 6 de março, a Hyundai Motor Brasil confirmou que novos modelos da marca serão feitos na fábrica do grupo Caoa em Anápolis, Goiás. Isso evidentemente deixa no ar quais serão estes carros. No momento, a unidade produz o SUV Tucson ainda na geração anterior, além do veterano caminhão urbano HR. Assim, a solução mais óbvia é a produção local da nova geração do Tucson, que é o SUV de maior sucesso da “era Caoa”.
Por ser feita sobre a mesma base do Tucson, a Santa Cruz claramente é candidata a ganhar a linha de montagem goiana. Entretanto, por ora, não há uma sinalização da Hyundai sobre o modelo. Como se sabe, será necessário um grande investimento para produzir o novo Tucson. Afinal, o SUV trocou de plataforma e mudou radicalmente, ganhou novas chapas, interior e tecnologias. Dessa forma, tudo pode acontecer. Mas, até lá, nada de picape.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!