Você está lendo...
Novo Hyundai Santa Fe faz estreia global e pode voltar ao Brasil em 2024
Lançamentos

Novo Hyundai Santa Fe faz estreia global e pode voltar ao Brasil em 2024

Dono de um visual parrudo e polêmico, nova geração do SUV da Hyundai tem até 281 cv e porta-malas de até 1.275 litros de capacidade

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

11 de ago, 2023 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Hyundai
Ligar os eletrodomésticos de casa do caminho é uma das soluções do sistema
Crédito:Hyundai/Divulgação

Após estrear em julho na Coreia do Sul, sua terra natal, o novo Hyundai Santa Fe teve a versão global detalhada pela montadora. Em sua quinta geração desde 2000, o SUV de 7 lugares muda completamente e rompe um padrão visual com um inédito estilo mais quadradão que lembra o luxuoso Range Rover. Ao mesmo tempo, o novo Santa Fe inova a categoria com soluções modernas, como os novos faróis e lanternas de LEDs que formam com as luzes a letra “H”.

Com vendas previstas para começar este mês na Coreia, e no resto do mundo em 2024, o modelo tem um entre-eixos maior, se comparado à antiga geração, por exemplo. Agora medindo 2,81 metros, ante os 2,76 metros da versão antiga, o modelo também mede 4,80 metros de comprimento, e 1,72 metro de altura. Se equipado com rack de teto, no entanto, a altura passa a ser de 1,78 metro. Com opções de rodas aro 18, 20 ou 21 polegadas, o peso total pode ir de 2.060 kg a 2.295 kg, dependendo da versão.



Por dentro, a marca garante haver espaço de sobra. O modelo cresceu também em conforto para os passageiros, onde o espaço para as pernas para quem vai na segunda fileira aumentou em 35 milímetros em relação ao Santa Fé anterior. Na terceira fileira, o aumento foi de 15 mm, e a altura também subiu, em 69 mm. Para quem deseja mais espaço, os bancos da segunda e terceira fileira são rebatíveis até o assoalho, permitindo um piso plano, por exemplo.

Publicidade


Hyundai Santa Fe também ficou maior por dentro

Santa Fe tem mais espaço interno do que a geração anterior (Hyundai/Divulgação)

Para um público mais voltado ao conforto, opcionalmente, duas poltronas individuais podem ser colocadas no banco traseiro, com comandos eletrônicos para regulagem. Contudo, dependendo do número de assentos e da configuração presente no SUV coreano, o porta-malas pode medir de 725 a 1.275 litros.

Ainda na interna, o painel conta com um quadro de instrumentos digital, bem como uma central multimídia composto de duas telas de 12,3 polegadas, e para comandar o ar-condicionado há uma terceira, de 6,6 polegadas. O console central, de dois andares, permite aos passageiros carregar os celulares sem fios, por meio de carregadores por indução. A marca ainda afirma que há dois porta-luvas, onde o primeiro é equipado com desinfetante ultravioleta, capaz de esterilizar carteiras e celulares.


Modelo conta com versões aspirada, turbo e híbridas

Modelo tem ampla oferta de motores à escolha do público (Hyundai/Divulgação)

Para mover o SUV grande da Hyundai, debaixo do capô está o motor 2.5 turbo GDI a gasolina, com 281 cv e 43 mkgf de torque. Nessa configuração, o câmbio é o automático DCT de oito velocidades e dupla embreagem. Contudo, na versão aspirada, o mesmo motor entrega 194 cv e 25 mkgf de torque, aliado a um câmbio automático comum, também de oito marchas. Na versão mais potente, o 0 a 100 km/h é de 8 segundos, e a máxima é de 210 km/h.

Além disso, haverão versões híbridas. Elas utilizam o motor 1.6 turbo a gasolina, sendo a primeira híbrida-plena, com 180 cv, e a segunda, plug-in, com 160 cv. Na última opção, a potência combinada é de 271 cv, e o câmbio é o automático de seis marchas. Por fim, a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,5 segundos.


Conceito XRT é versão todo-terreno do Santa Fe

(Hyundai/Divulgação)

Junto da apresentação do modelo, que chegará à Europa, Asia e América do Norte no primeiro semestre do próximo ano, a Hyundai revelou o conceito XRT, que utiliza o Santa Fe como base. Dentre os destaques estão a maior altura do solo, os pneus lameiros BF Goodrich, ângulos de ataque e saída aprimorados, e até uma escada lateral. No entanto, a marca não tem planos para fazer do XRT uma versão de produção.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Fiat Strada Ultra Turbo 200: como é a nova versão da picape mais vendida do Brasil

Hyundai Creta Action
Oferta exclusiva

Hyundai Creta Action

Deixe sua opinião