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Porsche 911 GT3 2018 chega ao mercado com 506 cv
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Porsche 911 GT3 2018 chega ao mercado com 506 cv

Esportivo lançado no Salão de Genebra também ganhou a opção de câmbio manual de seis velocidades

07 de mar, 2017 · 2 minutos de leitura.

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 Porsche 911 GT3 2018 chega ao mercado com 506 cv
Novo esportivo da Porsche tem motor poderoso e duas opções de transmissão

A Porsche revelou, no Salão de Genebra, a versão 2018 do Porsche 911 GT3. Pesando 1.430 kg, o esportivo chega às ruas equipado com um motor seis cilindros 4.0 de 506 cv aspirado naturalmente e capaz de gerar 46 mkgf de torque. Apesar de ter um 4.0 similar aos do GT3 RS e 911 R, o propulsor do 911 GT3 foi inspirado nos motores presentes no 911 GT3 R e 911 RSR.

Trabalhando em conjunto com o câmbio de sete velocidades e dupla embreagem PDK, que é item de série, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e consegue atingir velocidades de até 317 km/h. A opção pela transmissão manual de seis velocidades adiciona um décimo de segundo à aceleração, mas permite velocidades de 318 km/h.

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O Porsche 911 GT3 recebeu um chassis modificado, com foco na dirigibilidade e dinâmica de direção. Também entram nas mudanças o novo aerofólio de fibra de carbono, uma nova dianteira, escapamento e faróis e lanternas. Na cabine, o volante é o usado no 918 Spyder e os bancos possuem ajuste elétrico. Com previsão para início das vendas nos Estados Unidos no segundo semestre, o novo esportivo da Porsche tem preço estimado em 143.600 dólares (cerca de R$ 448 mil ).

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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.