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Porsche faz controle de cruzeiro para curvas
Tecnologia

Porsche faz controle de cruzeiro para curvas

Novo sistema InnoDrive será capaz de conduzir veículo da forma mais rápida e eficiente

03 de mai, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Porsche faz controle de cruzeiro para curvas

A Porsche está trabalhando num novo tipo de controlador de velocidade de cruzeiro, que poderá estar nos carros da marca futuramente. A intenção da nova tecnologia, chamada InnoDrive, é combinar velocidade e eficiência, podendo ser utilizado em estradas sinuosas graças a um complexo sistema de mapeamento da via à frente, que leva em consideração as condições do asfalto, inclinação e o diâmetro de cada curva.

Isso fará com que os Porsche possam manter velocidades mais altas e perder menos tempo com frenagens desnecessárias antes de cada curva, a economia de combustível pode chegar a 10%, enquanto o tempo de viagem pode cair 2%. O sistema pode permitir uma aceleração lateral de até 0,7 g, o que significa que o controle de cruzeiro fará curvas bem mais rápido do que um motorista faria normalmente.

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Quem estiver dirigindo só vai precisar mover o volante, enquanto o carro decide os pontos de frenagem, reduções de marcha e aceleração para manter o ritmo com menos interrupções possíveis. O único problema é que certamente, num Porsche, a velocidade de cruzeiro, mesmo num trecho sinuoso, onde os motores são mais eficientes, será superior à permitida, o que inspirará cuidados dos motoristas que usarão a tecnologia.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.