É tendência converter carros a combustão em elétricos. Depois do Renault Kwid E-Tech, o próximo “popular” que ganhará eletrificação será o novo Citroën C3. À venda no Brasil desde setembro, a atual geração do hatch compacto está prestes a ganhar uma versão 100% elétrica na Índia – onde também é feito. A novidade, que deverá se chamar ë-C3, estreia em março e acaba de protagonizar mais um flagra. Mas, por enquanto, a marca francesa da Stellantis não dá pistas.
O flagra mostra o interior pela primeira vez. A imagem mostra o console central mais “pelado”. Nele, não há alavanca de câmbio, como no modelo a combustão à venda no Brasil e feito em Porto Real (RJ). Em vez disso, há um seletor com três posições – provavelmente “D” (Drive), “N” (Neutro) e “R” (Ré). Mas a imagem não mostra tantos detalhes.
Em termos de desempenho, especula-se que o C3 elétrico terá motor com potência de 84 cv e um torque máximo (e instantâneo) de 14,5 mkgf. Já a bateria de íons de lítio terá capacidade de cerca de 30,2 kWh. Assim, renderá em torno de 300 km de autonomia. A promessa é de que o carregamento de 80% das baterias levará apenas 45 minutos.
Bem espartano, o hatch elétrico concorrerá na Índia com modelos como o Tata Tiago EV. Por isso, sequer tem itens básicos, como retrovisores elétricos e limpador do vidro traseiro. Entretanto, o ë-C3 deve ser mais completo em outros mercados. Na Europa, por exemplo, pode ocupar a categoria crossover de entrada. Com produção polonesa, terá visual incrementado e itens de série exclusivos. Pode, inclusive, influenciar o próximo Fiat Panda, o Uno italiano.