Você está lendo...
Citroën prepara lançamento do novo C3 elétrico, um rival do Kwid E-Tech
Mercado

Citroën prepara lançamento do novo C3 elétrico, um rival do Kwid E-Tech

Novo Citroën C3 elétrico deve ser o carro movido a baterias mais barato da Stellantis; hatch tem grandes chances de chegar ao Brasil

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

29 de set, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Novo C3
Condição especial é válida apenas para o mês de maio
Crédito:Citroën/Divulgação

A Citroën está próxima de lançar a versão 100% elétrica do C3 na Europa e na Ásia. O compacto foi flagrado em testes de rua com pouca camuflagem nas últimas semanas. A expectativa é de que a estreia aconteça em outubro, no retorno do Salão do Automóvel de Paris, na França. Com o reposicionamento do C3, a versão elétrica do hatch de entrada promete ser um dos carros a bateria mais acessíveis do grupo Stellantis no mundo.

E isso pode ser ótimo para o Brasil, onde o novo C3 tem produção na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro. Desde que o CEO do grupo, Carlo Tavares, confirmou um novo carro elétrico para mercados emergentes, diversas imagens do “e-C3” vazaram na internet. O flagra mais recente aconteceu na Índia, onde o hatch aparece com o mesmo visual do modelo a combustão, mas com um conector para o carregamento da bateria na dianteira.

Citroën C3 elétrico
Reprodução/TeamBHP

Publicidade


De acordo com Tavares, o novo EV faz parte do programa “smart car”, o mesmo que desenvolveu a nova geração do C3. O futuro popular movido a baterias da marca francesa terá proposta na mesma linha do Renault Kwid E-Tech. Este chegou às lojas brasileiras no começo de setembro, com preço de R$ 146.990. Dessa forma, o e-C3 será um rival à altura e candidato a hatch elétrico mais barato do País, com preço na mesma faixa do Kwid elétrico e do Caoa Chery iCar.



Mais de 300 km de autonomia?

Seja como for, a Citroën ainda não confirmou nenhuma das informações. Mas, ao que se sabe, o modelo deve estrear primeiro na Índia, em meados de 2023. Ele será feito sobre a plataforma e-CMP, mesma que abriga outros modelos da Stellantis como, por exemplo, o Peugeot e-208. De acordo com o site Autocar India, o C3 elétrico deverá ter um pacote de baterias de 50 kWh. Dessa forma, poderá alcançar cerca de 350 km de autonomia com a carga completa.

Reprodução/TeamBHP

Embora não tenha divulgado dados técnicos, espera-se que o hatch EV venha com um motor elétrico dianteiro de 135 cv de potência e 26,5 mkgf de torque. Para efeito de comparação, o Kwid E-Tech chegou ao Brasil com um pacote de baterias de 26,8 kWh que pesa cerca de 200 kg. Quando totalmente carregado, tem autonomia de 298 km em ciclo urbano e 265 km no misto, segundo o Inmetro. O seu motor elétrico rende 65 cv e 11,5 mkgf de torque.  

O fato é que, de acordo com rumores, a Citroën prepara dois grandes lançamentos elétricos até 2023. Um deles é o C3. Já o outro será o inédito SUV Jeep Avenger, também feito sobre a plataforma e-CMP e menor, portanto, que o Renegade. Aqui no Brasil, nada foi confirmado. Mas com a produção local da nova geração do Citroën, há grandes chances de a versão elétrica chegar ao mercado brasileiro. A questão é o tempo que isso vai levar.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião