A Tesla lidera as vendas globais dos carros elétricos. E a marca do bilionário Elon Musk pretende manter a liderança nos próximos anos. Para isso, desenvolve uma nova plataforma que, segundo Musk, terá a metade do custo da base atual usada pelos quatro modelos da marca – Model 3, Y, X e S. Com a nova arquitetura, a Tesla projeta um novo carro elétrico de entrada com preço estimado em cerca de US$ 30 mil. Mesma faixa, por exemplo, do novo Chevrolet Bolt. Para comparação, o Model 3 custa atualmente a partir de US$ 46.990, cerca de R$ 247 mil na conversão direta.
O anúncio foi feito durante a apresentação dos resultados da montadora no terceiro trimestre de 2022. Na live, o CEO da Tesla deixou claro que a arquitetura será consideravelmente menor, com destaque para o corte de 50% na produção. Dessa forma, tudo leva a crer que a marca de elétricos de Elon Musk irá apostar, pela primeira vez, em um hatchback. Assim, rumores apontam para baterias que fornecem até 400 km de autonomia.
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Até o momento, não há uma previsão de estreia da plataforma. Afinal, a Tesla anda enroscada com alguns projetos. Esse é o caso, por exemplo, da picape Cybertruck, que vem tendo o seu lançamento adiado desde a apresentação mundial, em 2019. Seja como for, é indiscutível que o modelo será um grande player no mercado. “Embora ainda não haja uma data exata para o lançamento, este é o foco principal da nova equipe de desenvolvimento de veículos”, disse Musk.
Produção em massa
Ainda durante o anúncio, Musk confirmou que o próximo modelo terá produção em larga escala. Ou seja, vai superar todos os outros veículos combinados. Isso significa que a novidade deverá ultrapassar rapidamente os Model 3 e Y. Para se ter uma ideia, atualmente, ambos correspondem a 95% das entregas da empresa e já acumularam mais de 930 mil unidades no mundo até o fim de setembro. De acordo com o CEO, esse será um dos grandes desafios da Tesla.
Vale mencionar que, considerando a atual política de carros elétricos nos Estados Unidos, o compacto da Tesla deverá ganhar direto ao bônus de US$ 7.500 no valor total. Além disso, terá uma bonificação de US$ 4.000 na América do Norte. Assim, é capaz que o veículo caia para cerca de US$ 20 mil, preço que o tornará muito competitivo no mercado global.
“Obviamente, vamos levar tudo o que aprendemos com S, X, 3, Y, Cybertruck e o caminhão Semi para essa plataforma. Mas estamos em uma meta de 2 por 1. Estamos tentando chegar a esse número de 50% do custo novamente”, completou o CEO.