Você está lendo...
Quase aventureiros
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Quase aventureiros

José Antonio Leme“Parece, mas não é.” Essa máxima pode ser facilmente atribuída aos carros com apelo visual aventureiro, que se... leia mais

30 de mai, 2013 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

 Quase aventureiros

José Antonio Leme

“Parece, mas não é.” Essa máxima pode ser facilmente atribuída aos carros com apelo visual aventureiro, que se tornaram verdadeiro frenesi no mercado. Oferecer bela aparência sem, necessariamente, ter capacidade para enfrentar desafios fora de estrada, é o lema de quem costuma curtir a vida na cidade e, no máximo, encara um trechinho de terra batida.

O precursor desse movimento é o Palio Weekend Adventure. A perua surgiu em 1999 e deu nome a uma versão que passou a ser oferecida para vários carros da Fiat, como a picapinha Strada, o monovolume Idea e até o furgovan Doblò.
Diferentemente dos verdadeiros off-road, que têm grande vão livre em relação ao solo, bons ângulos de entrada e saída e tração 4×4 com reduzida, os “aventureiros do asfalto”, têm, no máximo, suspensão elevada e pneus de uso misto.

Publicidade


A exceção é justamente a linha Fiat Adventure, que oferece, desde 2009, um sistema de bloqueio do diferencial dianteiro. Mas a receita dos “pseudo-utilitários” deu tão certo que todo mundo resolveu aderir. A Volkswagen lançou o Cross Fox, a Space Cross e a Saveiro Cross, a Renault trouxe o Sandero Stepway e a Citroën criou o Aircross. Recentemente, até a Honda e a Hyundai entraram na dança. A primeira apresentou o Fit Twist e a outra, o HB20x. Esses são alguns que continuam no mercado.

Houve até pacotes de equipamentos com “cara trilheira” disponíveis para hatches ainda mais comportados. Foi o caso do kit Off-Road para o Chevrolet Celta, por exemplo. Lançado em 2005, tinha quebra-mato dianteiro e traseiro, estribos laterais, bagageiro e adesivos para as laterais. Na mesma época, a Ford ofereceu o Fiesta Trail, com apelo semelhante.
A mais recente investida nesse nicho é da Volkswagen. Tabelada a R$ 33.060, a versão Track do Gol acaba de chegar às autorizadas com suspensão 23 mm mais alta que a convencional, rodas de aço de 14″ e pneus de uso misto.
O motor é o 1.0 flexível de até 76 cv e a configuração vem de série com itens como air bags dianteiros duplos, freios ABS, direção com assistência hidráulica e banco do motorista com regulagem de altura.

Bom reforço nas vendas


O lançamento de versões aventureiras de modelos “comuns” mira principalmente os jovens. E essas opções acabam turbinando o número de emplacamentos das linhas das quais derivam. Um bom exemplo é a Fiat Palio Weekend. De janeiro a abril deste ano, foram vendidas 6.100 unidades. Desse total, mais de 52% são da versão Adventure. Vale lembrar que o pacote mais em conta parte de R$ 52.550, enquanto a tabela da Attractive 1.4, opção mais em conta da perua mineira, começa em R$ 42.540.

A Fiat não está sozinha. Nos quatro primeiros meses de 2012 a Volkswagen emplacou 44.700 carros da família Fox. O CrossFox representou 11%, com 4.600 exemplares. Da Renault, foram vendidos 26.700 Sandero no mesmo período. A versão Stepway, com cara de trilheira, contribuiu com 4.800 unidades, ou 19% do total.

Urbanas e bem recheadas, versões são topo de linha


Os aventureiros de butique têm em comum, além do apelo visual diferenciado, boa lista de itens de série. Em geral, essas opções são posicionadas como as de topo de suas linhas. Com os apêndices estéticos e outros equipamentos extras, esses modelos ficam com preços salgados. O Gol Rallye, por exemplo, parte de R$ 45.850.

O Sandero Stepway vem com volante de couro, faróis de neblina, ar-condicionado, direção hidráulica e rodas de liga leve de 16”. Por R$ 42.850, pode ter câmbio automático. A versão de entrada, 1.0 16V Authentique, sai a R$ 27.850. O ar-condicionado e a direção hidráulica custam R$ 3.800


Deixe sua opinião