Nos últimos anos, as telonas tem recebido bons filmes que recontam a história do automobilismo como um todo. Histórias como “Rush – No Limite da Emoção” e “Ford vs. Ferrari” trouxeram de volta velhas rivalidades das pistas, fosse na Fórmula 1 ou nas 24 horas de Le Mans, por exemplo. Entretanto, agora é a vez do mundo dos ralis ganhar as salas de cinema em mais um filme.
A trama “Race for Glory: Audi vs. Lancia” conta a história do embate entre as montadoras alemã e italiana, durante o Campeonato Mundial de Rally de 1983. A Audi dominava os circuitos com o modelo Quattro A1, e a pioneira tração AWD, algo que se tornaria praxe na categoria. Já a Lancia, entretanto, disputava com o 037, de tração traseira e sucessor do mítico Stratos. Embora fosse visto como incapaz de bater os modernos Audi, o jogo virou em favor da equipe italiana, rendendo o título do ano.
Vale lembrar que em 1982, um ano antes, o mundo do rally se modificou drasticamente, com a adição do famigerado Grupo B. O período ficou marcado por projetos cada vez mais velozes e perigosos, e também por muitos acidentes, alguns trágicos. A história tem um elenco de peso, como Riccardo Scamarcio (John Wick II), Daniel Brühl (Rush), Katie Clarkson-Hill e Volker Bruch, este último vivendo o piloto Walter Röhrl, por exemplo.
Na história, Röhrl participou de apenas algumas corridas do campeonato de 1983, por não ter interesse em outro título como piloto, no entanto. Segundo o trailer, é seguro apostar que o filme contará a história do piloto na conquista do campeonato, mesmo que a vitória final da Lancia tenha sido um trabalho em equipe. Além disso, os espectadores devem esperar uma ficção baseada em fatos reais, e não propriamente um documentário.
Audi Quattro e Lancia 037 são as grandes estrelas do filme
Os modelos que disputavam entre si o campeonato de Rally eram únicos em suas características. O Audi Quattro, por conta da tração integral, e tinha a superioridade em estágios sinuosos e com terreno ruim ou escorregadio, por exemplo. Já o Lancia 037, apenas com tração traseira e motor central, tinha a vantagem em trechos urbanos, ou retas grandes, com menos curvas. Os dois modelos trocavam de posição no pódio várias vezes.
Por fim, o filme retrata uma das batalhas mais acirradas da história do automobilismo mundial. Bem como também remonta a história de um dos períodos mais loucos do Campeonato Mundial de Rally, com duas marcas icônicas. O longa estreia em cinemas de todo o mundo no dia 5 de janeiro do próximo ano, mas ainda não há informações de data para a estreia no Brasil.
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