A RAM aproveita a boa maré nas vendas de picapes no Brasil e lança mais um dos seus modelos grandes. Estamos falando da Classic, que chega ao mercado nacional para reposicionar a marca norte-americana. Isso porque ela é uma geração antiga da RAM 1500 Rebel, já à venda no País desde 2020. Ou seja, será a mais “acessível” da gama atual. Até o momento, a RAM faz segredo sobre os preços, que serão revelados no dia 15 de setembro, quando a picape chega às concessionárias. No entanto, espera-se que venha na faixa de R$ 350 mil, para desafiar as versões mais caras de Toyota Hilux e VW Amarok, por exemplo.
O preço competitivo será possível porque o modelo vem importado do México e, dessa forma, é isento de taxa de importação. Cabe dizer que a Classic estreia em duas versões. E o Jornal do Carro acelerou a Laramie, que será a primeira a chegar às lojas (veja o vídeo). Em seguida, a RAM traz a Night Edition, com visual mais esportivo. As primeiras 500 unidades serão entregues até novembro. E quem adquirir a picape na pré-venda, ganhará as três primeiras revisões.
Motor V8
Sob o enorme capô, a RAM Classic traz o motor Hemi 5.7 V8 a gasolina, que também equipa a irmã 1500 Rebel. Ele gera 400 cv de potência e 56,7 mkgf de torque máximo. Segundo a montadora, a picape acelera de zero a 100 km/h em 7,7 segundos e atinge velocidade máxima de 174 km/h. O câmbio é automático de 8 marchas e tem um seletor rotativo no painel. Ou seja, libera ainda mais espaço no console gigante da picape.
Em relação às capacidades no 4×4, a picape tem opções 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (com reduzida). O motorista controla tudo pelos botões que ficam na parte inferior do painel. Vale mencionar que, de acordo com a marca da Stellantis, o utilitário ganhou ajustes para aprimorar o desempenho off-road. Esse é o caso, por exemplo, do diferencial traseiro antideslizante, que garante maior aderência em diferentes terrenos.
Entretanto, nem tudo é tão positivo. Um dos pontos fracos da RAM Classic é o consumo. De acordo com a marca, a picape faz média de 5,2 km/l no ciclo urbano. Já na estrada, roda 6,4 km/l. Ou seja, reabastecer vai pesar no bolso, principalmente com o preço da gasolina.
Experiência ao dirigir
Para os apaixonados pelo ronco dos motores V8, a RAM Classic é música para os ouvidos. Assim que o motorista afunda o pedal do acelerador, é possível ouvir a picape falar alto. Nosso teste foi no Circuito Panamericano. Ou seja, aceleramos a grandalhona em pista fechada. Ao volante, a picape é estável e passa segurança na direção, bem como conforto. Ela consegue fazer as curvas suavemente e com bastante controle, mesmo com 2,5 toneladas. É claro que, na cidade, vai dificultar um pouco a vida por conta do tamanho. Mas, alguns recursos ajudam a guiar a grandalhona.
Um destaque no teste foi uma aceleração feita em 200 metros de pista. Percebe-se que a picape entrega bem a potência e o torque, com respostas rápidas. Inclusive, fizemos a prova de arrancada em 9.950 segundos, nada mal para um modelo com tais proporções e tão pesado. Mas não espere por um desempenho brutal, pois essa não é a proposta da RAM Classic. De qualquer forma, é preciso se acostumar à direção.
Visual robusto
A RAM Classic tem o porte musculoso das picapes da marca, com inspiração nos “muscle trucks”. Na dianteira, por exemplo, tem duas entradas de ar e um ressalto saliente no meio do capô. Os faróis de LEDs com projetores ficam posicionados abaixo da linha da grade. Dessa forma, transmite um visual mais imponente para a picape.
Na versão Laramie, o destaque são os acabamentos cromados na grade, para-choques, rodas e retrovisores. Por sua vez, a Laramie Night Edition tem pegada esportiva, com todos os detalhes pintados de preto. Nessa variante, o para-choque é na cor da carroceria. E o visual é acentuado pelas rodas de alumínio de 20 polegadas, que tem desenho de cinco raios. Vale dizer que a picape conta com mais de 20 acessórios disponíveis.
Na traseira, as lanternas são verticais e usam LEDs, e há duas saídas de escape que realçam a força da picape. Além disso, o nome “RAM” vem estampado na tampa da caçamba, que tem 1.424 litros de volume. Bem maior que uma Hilux, a Classic tem 5,81 metros de comprimento, 2,01 m de largura, 1,97 m de altura e enormes 3,57 m de entre-eixos. Além disso, pode rebocar cerca de 3.5 toneladas. Vale mencionar que a picape possui modo Tow/Haul, que otimiza as trocas de marcha quando está rebocando ou carregando cargas mais pesadas.
Vida a bordo
Como é de praxe na RAM, a nova picape tem alto padrão de acabamento e tecnologia. A central multimídia Uconnect de 8,4 polegadas é a mesma da 1500 Rebel. Sensível ao toque, a tela tem navegação embarcada e mostra imagens da câmera de ré com linhas ativas, o que ajuda na hora de estacionar. Além disso, há conexão para Android Auto e Apple Carplay. Por sua vez, o painel de instrumentos traz outra tela TFT de 7″.
A lista de série incluí chave presencial com partida remota, ar-condicionado de duas zonas, sistema de som premium Alpine com 9 alto-falantes e tomada de 110V no painel. No entanto, para uma picape desse preço, falta um carregador por indução para smartphones.
Por dentro, os bancos da picape são revestidos com couro. Nos assentos dianteiros, há ajustes elétricos com até 10 memórias que guardam até a posição dos retrovisores, pedais e do rádio. Além disso, os bancos dianteiros e traseiros laterais contam com aquecimento e ventilação. O volante também é coberto com couro e aquecível.
Em relação aos equipamentos de segurança e auxílio ao motorista, a picape conta com bons recursos. São 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), por exemplo, controle de cruzeiro, assistente de partida em rampas e controles de estabilidade e de tração. No mais, a RAM Classic conta com freios a disco nas quatro rodas e controle de oscilação de reboque.
Espaço de sobra
Um dos destaques da nova picape da RAM é o espaço interno. Na cabine viajam cinco adultos com muita folga para pernas e cabeças. Há também grande variedade de porta-objetos. O baú entre os bancos dianteiros, por exemplo, tem dois níveis e excelente profundidade.
Um detalhe interessante é que os assentos do banco traseiro podem ser levantados – tal como no sistema Magic Seat da Honda. Assim, deixa o assoalho plano e permite acomodar objetos, como malas, ou mesmo um colchão para servir de cama. Por fim, há dois compartimentos extras no assoalho, escondidos sob do tapete. Com tantos nichos e possibilidades, a RAM Classic pode incomodar as picapes médias caso tenha preço próximo.