Você está lendo...
Recall por air bag atinge 31 mi de carros
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Recall por air bag atinge 31 mi de carros

Componente feito pela marca Takata pode explodir e lançar estilhaços; seis mortes foram registradas por avaria

17 de mai, 2015 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Recall por air bag atinge 31 mi de carros

As três maiores montadoras de veículos do Japão estão expandindo um enorme recall global disparado por problemas na produção de air bags da Takata. Somente Toyota e Nissan confirmaram um chamado de 6,5 milhões de veículos.

Os anúncios aumentam para cerca de 31 milhões o número de veículos alvo de recalls no mundo desde 2008 por causa de problemas em infladores de air bags produzidos pela marca de autopeças, que podem encher com muita força, causando explosão de estilhaços dentro do carro.

Publicidade


No Brasil, no último sábado (16), a Toyota anunciou o chamamento de 112.996 unidades dos modelos Corolla, produzidos entre dezembro de 2003 e março de 2007, e Fielder, fabricados entre abril de 2004 e março de 2007.

A fabricante alertou ainda que o proprietário não deverá utilizar o banco dianteiro do passageiro para o transporte de pessoas, devendo aguardar a troca do componente. .

Os chamados relacionados à Takata superam os 21 milhões de veículos recolhidos pela Ford na década de 1980 por causa de um problema de câmbio de estacionamento, segundo autoridades de segurança dos EUA e defensores de direitos dos consumidores. A General Motors promoveu recalls de cerca de 30 milhões de veículos no ano passado, mas estes ocorreram por uma variedade de defeitos, incluindo em componente de ignição.


O porta-voz da agência de segurança de tráfego nos EUA (NHTSA), Gordon Trowbridge, afirmou que Toyota e Nissan, bem como autoridades do governo japonês, mantiveram contato com o órgão ao longo dos últimos dias. Eles devem anunciar em breve “novas medidas significativas” relacionadas a uma aceleração nos recalls da Takata.

Perguntada sobre o problema, uma porta-voz da Takata afirmou que uma investigação sobre as causas dos defeitos nos air bags está sendo realizada e que a companhia continua a cooperar com as montadoras de veículos. (Com Reuters)


Deixe sua opinião