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Renault Clio ganha reestilização e versão híbrida com 145 cv
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Renault Clio ganha reestilização e versão híbrida com 145 cv

Com motor 1.6 e dois elétricos, versão híbrida é um dos destaques da quinta geração do Clio, que pode ser a última do hatch da Renault

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

20 de abr, 2023 · 5 minutos de leitura.

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Modelo resiste na Europa como opção da Renault para quem não quer um SUV compacto
Crédito:(Renault/Divulgação)

Um dos modelos mais longevos da história da Renault, o Clio, está de cara nova. Não por acaso, mesmo considerando a contínua queda das vendas de hatches em toda a Europa, a marca continua apostando no compacto. Afinal, desde 1990 o modelo teve mais de 16 milhões de unidades vendidas. Seja como for, o Clio é uma das poucas opções da categoria no mercado. Recentemente, a Ford deu fim ao Fiesta. No mesmo sentido, a Volkswagen se prepara para dizer adeus ao Polo.



Modelo faz parte dos poucos hatches que ainda estão à venda no mercado europeu; Fotos: Renault

Assim, a notícia da renovação do Clio é mais do que bem-vinda. Seja como for, a principal novidade do hatch está na dianteira. Nesta quinta geração, lançada em 2019, agora incorpora a nova linguagem visual da Renault, vista no recém-lançado SUV Espace. A assinatura de LEDs, por exemplo, se prolonga pelos faróis e se integra à grade, que também nova.

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Aliás, os faróis de LEDs agora vêm de série em todas as versões e têm estilo mais esportivo. Na traseira, as lanternas foram redesenhadas. Assim, também deram uma rejuvenescida no Clio.

Clio tem várias opções de trem de força

Motor 1.6 e dois elétricos formam o conjunto mais ‘nervoso’ do compacto da Renault

Em relação ao desempenho, o Clio oferece uma ampla gama de conjuntos de propulsão. Seja como for, o destaque e o E-Tech Full Hybrid, que conta com dois elétricos de 36 kW e 18 kW. Assim, juntamente com o 1.6 a gasolina, geram potência combinada de 145 cv.


Além disso, há a opções a gasolina e GLP, similar ao GNV. Esta utiliza motor 1.0 de três cilindros e 100 cv. Conforme a Renault, a autonomia passa dos mil km. Da mesma forma, há o 1.0 TCe a gasolina, com 90 cv, e o 1.5 Blue dCi, a diesel e com 100 cv.

Conforme a marca, são duas versões de acabamento: Techno e Esprit Alpine, esta mais esportiva. Apesar de não contar haver mais configurações com a assinatura da Renault Sport, o Clio oferece tem, na Esprit Alpine, itens como rodas e para-choques com visual mais esportivo. Bem como cores e detalhes quer s diferenciam das demais.

Clio tem materiais sustentáveis na cabine

Versão Esprit Alpine conta com tela de 9,3″ e pedaleiras feitas de alumínio

Além disso, o novo Clio tem materiais sustentáveis em toda a cabine. Segundo a Renault, na versão Techno os assentos, painéis de portas e console central são revestidos de tecido feito com 60% de fibra de celulose. No console, a tela do sistema multimídia varia de 7″ a 9,3″, conforme a versão. Na esportiva, bancos com apoios laterais tem o “A” da Alpine gravado. No mesmo sentido, há rodas de liga leve de 17″ e pedaleiras de alumínio, por exemplo.

Por fim, ainda não há versões 100% elétricas do Clio. Essa lacuna deverá ser preenchida pelo futuro Renault 5 EV. Quando ele chegar, não se o que a marca fará com o Clio. Portanto, é possível que o hatch compacto seja um dos últimos carros da marca com motor a combustão. Afinal, a empresa informa que, ao menos na Europa, sua linha de produtos vai ser 100% elétrica a partir de 2030.

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