Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

14/05/2022 - 5 minutos de leitura. Atualizado: 15/05/2022 | 11:39

Renault Scénic sai de linha e minivans francesas se despedem do mercado

Em processo de renovação da sua gama de veículos, Renault decide encerrar produção da Scénic e minivan voltará como SUV elétrico em 2024

Quarta geração da minivan Scénic nasceu em 2016 Crédito: Renault/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Assim como as peruas, os sedãs e até os hatches, as minivans sucumbiram aos SUVs. A pá de cal vem com a despedida da Renault Scénic na Europa. O modelo, nascido em 1996, já saiu do configurador do site da marca por lá. E o próximo passo é retirar de linha a Grand Scénic de sete lugares (abaixo, à esq.), que existe em alguns mercados, porém, está com os dias contados. Ou seja, é o fim das minivans francesas que fizeram sucesso no Brasil.

Renault/Divulgação

Um ponto decisivo para o fim da Scénic é nova da estratégia global da Renault. De acordo com o “Renaulution” (plano apresentado pela marca no início de 2021), a montadora vai se concentrar nos carros mais rentáveis e eletrificados. Ou seja, os populares estão de fora. Inclua aí modelos exclusivamente a combustão – caso da Scénic. A fábrica de Douai, na França, por exemplo, produzirá somente veículos 100% elétricos.

Continua depois do anúncio


Leia Mais


Resultados ruins lá fora e aqui

Com 26 anos de mercado e quase 3 milhões de unidades vendidas mundo afora (inclusive no Brasil, confira abaixo), a Scénic já não andava bem das pernas nas vendas. Em números, emplacou 8 vezes menos na comparação entre 2011 e 2021. No ano passado, foram 20,6 mil unidades vendidas no mundo – eram 160 mil uma década atrás.

Renault/Divulgação

No mercado brasileiro, a Scénic chegou em 1998 com produção nacional, junto com a inauguração da fábrica de São José dos Pinhais (PR). Na segunda geração, a minivan passou a ser importada e durou até 2010. Nesse período, registrou bons números de vendas: o modelo somou 140 mil unidades. Em 2008, a primeira e a segunda gerações conviveram paralelamente no País. Mas a estratégia não deu certo e logo ambas deixaram o mercado.


Contudo, apesar de minguar com o tempo, a Renault Scénic tinha itens que fizeram sucesso por aqui. À época, a rival de Citroën Xsara Picasso e da Chevrolet Zafira trazia mesas do tipo avião retráteis atrás dos bancos dianteiros, bem como uma variedade de porta-objetos. O espaço a bordo era perfeito para famílias maiores, com três bancos individuais e um porta-malas de 410 litros. Na época, o modelo foi um sucesso instantâneo nas vendas.

Citroën/Divulgação

Nascida em 2016 e feita sobre a plataforma modular CMF-B, a mesma que dará origem ao novo SUV compacto da Renault em 2023, a atual geração se despede do mercado com especulações de uma possível volta. Todavia, com propulsão elétrica e estilo de SUV.


Elétrica?

Conforme noticiamos no Jornal do Carro, a Scénic, quase duas décadas e meia depois de seu lançamento, vai abandonar as antigas formas de monovolume, e seguirá a tendência de “suvização” e da eletrificação. Ou seja, vai virar um SUV elétrico. Tal como foi feito com o novo Mégane, que abandonou as carrocerias hatch, perua e sedã.

Auto Express/Divulgação

O Scénic E-Tech – nome cotado – terá cinco assentos. Conforme o site inglês Auto Express (que publicou a projeção acima), a nova geração da minivan terá a plataforma CMF-EV, da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Portanto, ficará acima do novo Mégane como um possível rival do Volkswagen ID.4. O lançamento está previsto para 2024.


Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Chery confirma picape média global para brigar com Hilux e Ranger

Notícias

Carros da BYD custam o dobro do preço cobrado na China; confira

Notícias

Novo Renault Duster estreia com conjunto híbrido que virá ao Brasil

Lançamentos

Rampage Laramie Night Edition estreia na Agrishow; veja o preço

OFERTAS 0KM
R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

Entrada + 48x de R$ 999 + Parcela final com recompra garantida

Hyundai Creta Action

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

Bônus de até R$ 9 mil na troca do seu usado ou taxas a partir de 0% a.m.

Hyundai Creta New Generation Platinum Safety com teto solar

VER TODAS AS OFERTAS