Você está lendo...
Retrospectiva: o melhor do mundo dos carros
Mercado

Retrospectiva: o melhor do mundo dos carros

Anúncio de fábricas de marcas de luxo e lançamentos de modelos modernos estão entre os destaques do ano

22 de dez, 2013 · 10 minutos de leitura.

Publicidade

 Retrospectiva: o melhor do mundo dos carros

Em pouco mais de uma semana o ano de 2013 chega ao fim, e em 1º de janeiro todos os carros vendidos no País serão mais seguros – air bags e ABS se tornarão obrigatórios. A revolução na indústria automobilística brasileira, no entanto, já começou. Em 2013, tivemos o lançamento de carros mais modernos e tecnologias de ponta que deixaram os carros mais econômicos e potentes.

Mas não é só na parte da inovação que o ano se destacou. O regime automotivo Inovar-Auto criou o melhor dos cenários para a indústria brasileira. Diversas novas fábricas foram anunciadas, de marcas chinesas, alemãs, inglesas. Algumas já produziram veículos aqui em algum momento. Outras terão planta pela primeira vez.

Foi, ainda, um ano de evolução no comando da indústria automobilística, e até para a representatividade do mundo do automóvel no cinema. Confira a lista dos dez melhores fatos do universo das quatro rodas em 2013, no Brasil e no mundo.

Publicidade


++ Siga o Jornal do Carro no Facebook
++ Quer saber quanto vale seu carro? Confira a tabela do JC
++ Leia mais notícias sobre a indústria automobilística


1 – LANÇAMENTO DO GOLF VII


Produzido no Brasil desde 1994 em quarta geração, o Golf finalmente ficou, neste ano, em dia com o europeu. Ele é importado da Alemanha, mas seu preço não está muito acima do sugerido pelos principais concorrentes. Parte de R$ 60.990 (com motor 1.6), ante R$ 63.990 do Ford Focus e R$ 64.690 do Chevrolet Cruze. Traz para o segmento motor turbo com injeção direta de gasolina, caixa automática de duas embreagens e até seletor de modo de condução. Começa a ser produzido em São José dos Pinhais (PR) em 2016. Vale lembrar que a planta ainda fabrica o Golf IV.

2 – REESTILIZAÇÃO DO RENAULT LOGAN

O carrinho que sempre se destacou por oferecer espaço interno de médio a preço de compacto agora é atraente por fora. Antes quadradão, o sedã era uma compra muito racional, sem atrativos estéticos para o consumidor. Agora ele ficou bonito e o desenho interno também melhorou.


3 – ANÚNCIO DE FÁBRICAS DE LUXO

Mercedes-Benz, Audi e Land Rover anunciaram que voltarão a fabricar carros no Brasil. A primeira será a Audi, que retomará suas atividades em São José dos Pinhais em 2015 com a produção do A3 Sedan e do Q3. A Mercedes construirá nova planta em Iracemápolis (SP) e, de lá, em 2016, sairão o novo Classe C e o GLA. A Land Rover produzirá Evoque e Freelander em Itatiaia (RJ) – também com início em 2016. A BMW já havia anunciado sua planta no ano anterior. Instalada em Araquari (SC), fica pronta no ano que vem. Uma vitória impulsionada pelo regime automotivo Inovar-Auto.

4 – ITENS DE SEGURANÇA DO FIESTA


É o primeiro veículo da classe de compactos nacionais a trazer programa eletrônico de estabilidade e sete air bags, tanto na versão hatch, feita em São Bernardo do Campo (SP), quanto no sedã mexicano. Antes, esses itens só estavam disponíveis em carros acima de R$ 65 mil.

5 – PRIMEIRA MULHER CEO GLOBAL DE MONTADORA

Em dezembro, a executiva norte-americana Mary Barra foi escolhida como substituta de Dan Akerson na presidência mundial da GM. A montadora já havia sido pioneira no Brasil ao promover duas mulheres ao cargo mais importante da operação nacional: Denise Johnson e Grace Lieblein.


6 – ESTREIA DE “RUSH – NO LIMITE DA EMOÇÃO”

Primeiro filme importante sobre a Fórmula 1 desde “Grand Prix”, do fim dos anos 60. O longa é ambientado nos anos 70 e, inspirado em fatos reais, traz como personagens principais dois dos mais importantes pilotos da época, Niki Lauda e James Hunt. Estreou no cinema em setembro e o DVD será lançado em janeiro. Tem duas indicações para o Globo de Ouro e está bem cotado para o Oscar.

7 – AIR BAGS E ABS EM 60% DA LINHA/ADEUS VETERANOS


Os itens passam a ser obrigatórios em todos os carros vendidos no Brasil a partir de 2014. As montadoras já se adequaram à nova realidade e, segundo o governo, hoje os itens estão em 60% dos modelos vendidos no País – número que aumentará para 100% em alguns dias. De quebra, a medida tira de cena modelos que, apesar de serem considerados parte do histórico automotivo brasileiro, já estão bastante defasados para a realidade de nosso mercado. Entre eles estão os Volkswagen Gol G4 e Kombi e o Fiat Mille.

8 – BMW SÉRIE 3: O PRIMEIRO TURBO FLEXÍVEL

O propulsor estreou no alemão 320i e foi desenvolvido exclusivamente para o Brasil. Em comparação à versão a gasolina, potência e torque foram mantidos em 184 cv e 27,5 mkgf. O modelo, que é produzido na Alemanha e recebeu o sobrenome “ActiveFlex” tem preços entre R$ 129.950 e R$ 154.950.


9 – FORD FOCUS: PRIMEIRO FLEXÍVEL COM INJEÇÃO DIRETA

Outra inovação entre os propulsores veio pouco antes da lançada pela BMW. Nas versões hatch e sedã, o Focus foi o modelo de estreia do primeiro motor do mundo a reunir injeção direta de combustível a tecnologia flexível. Esse propulsor é 2.0 e gera até 178 cv. Com ele, os preços partem de R$ 72.990.

10 – JORNAL DO CARRO ESTREIA VERSÃO ONLINE


Na celebração de seus 31 anos, o caderno automotivo do Estadão passou a ter um site. Aqui você confere todas as novidades sobre o mundo das carros e das motos, além da tabela de preços de usados mais conceituada do Brasil. O Jornal do Carro na web foi ao ar no dia 25 de setembro.

Deixe sua opinião