FOTO: DIVULGAÇÃO
O presidente-executivo da fabricante holandesa de carros esportivos Spyker anunciou que espera indicar distribuidores locais para Brasil, China e Rússia em breve.Victor Muller afirmou que a Spyker, que comprou a Saab este ano, quer acelerar as vendas da marca sueca em países do chamado Bric, bloco que reúne Brasil, Índia e China, onde o setor de veículos está crescendo juntamente com o aumento da renda.
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A Saab considera as rivais europeias Audi, BMW e Mercedes-Benz como principais competidores nesses mercados.
A Spyker indicará parceiros locais para distribuir modelos da Saab na Rússia e China em janeiro e para o Brasil ao longo do primeiro trimestre, de acordo com o executivo.
Na China, “primeiro queremos montar distribuição com base em importação por um parceiro e então, ao chegarmos a 10 mil unidades, teremos nossa fábrica”, disse Muller, em entrevista à agência Reuters. Ele afirmou que a Spyker já tem um parceiro para a China e vai anunciá-lo em janeiro, mas pode levar entre três a quatro anos para que a empresa tenha vendas suficientes que justifiquem produção local.
“O carro que será vendido na China é o 9-3 (foto acima), que começa a ser produzido em 2012. Então, o mais cedo que poderíamos fazer seria em 2013″, acrescentou.
A Spyker divulgou em outubro que teve prejuízo operacional no terceiro trimestre deste ano. A companhia também reduziu a meta de vendas da Saab em 2010 de 45 mil para algo entre 30 mil e 35 mil unidades porque teve de remontar a base de fornecedores da sueca depois que a General Motors vendeu a empresa para a Spyker.
Muller afirmou que a Spyker mantém a meta de vender 80 mil carros em 2011 e 120 mil unidades em 2012.