Você está lendo...
Saiba como lidar com seu carro no tempo frio
Notícias

Saiba como lidar com seu carro no tempo frio

Baixas temperaturas requer cuidados simples para manter o bom funcionamento do carro

21 de mai, 2014 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Saiba como lidar com seu carro no tempo frio
Granizo que caiu no último final de semana é um prenúncio de redução na temperatura

No domingo, vários bairros da capital foram atingidos por uma forte chuva de granizo – e a previsão é que as temperaturas mínimas fiquem abaixo dos 15°C nas próximas semanas. O frio intenso afeta limpadores de para-brisa, pneus e partida do motor, entre outros, mas cuidados simples garantem o bom funcionamento do veículo.

“É só fazer a manutenção preventiva e ficar atento aos sinais que o carro dá no dia a dia para que nada de grave aconteça”, diz o supervisor de serviços da Ford, Reinaldo Nascimbeni.

Publicidade


Por exemplo: a maior parte dos carros nacionais é flexível, e muitos têm reservatório auxiliar para a partida a frio. Portanto, é importante completá-lo com gasolina quando se usa apenas etanol no tanque.

Isso porque o derivado de cana não se vaporiza abaixo de 12°C, mas forma gotículas, o que dificulta a ignição. “O etanol necessita de temperaturas mais altas para mudar seu estado físico do que a gasolina”, explica o técnico da NGK, fabricante de autopeças, Hiromori Mori. Em carros antigos, movidos só a etanol, o sistema é acionado pelo próprio motorista.

Confira, abaixo, dicas para não ficar a pé em meio ao frio:


Combustível
Nos flexíveis, usar etanol pode dificultar as partidas do motor nos dias frios. Se o carro tiver “tanquinho” auxiliar, o motorista deve deixá-lo sempre abastecido, de preferência com gasolina de alta octanagem.

Bateria
Um dos componentes mais exigidos em consequência da dificuldade das partidas é a bateria. Caso já esteja com a durabilidade comprometida, há um grande risco de o motorista ficar na mão. O ideal é substituir a peça.

Velas
Responsáveis por gerar a faísca do ciclo de explosões, as velas também devem ser checadas regularmente. Se apresentar coloração escura, indica que há excesso de combustível ou presença de óleo na câmara de combustão.


Limpadores de vidros
O orvalho que fica nos vidros dos carros que “dormem” em locais descobertos é difícil de varrer e pode sobrecarregar os limpadores. Reservatório deve receber mistura própria e, jamais, detergente comum ou sabão de uso doméstico.

Pneus
A recomendação é a mesma, seja no frio ou calor. Todos os pneus, inclusive o estepe, devem ser verificados pelo menos uma vez por semana. Manter a pressão ideal reduz o desgaste das peças e ajuda a economizar combustível.


Deixe sua opinião