Você está lendo...
Saiba o que significam as siglas no seu carro
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Saiba o que significam as siglas no seu carro

Explicamos o que são as inúmeras abreviações que estão cada vez mais presente nos veículos

11 de fev, 2015 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Saiba o que significam as siglas no seu carro
AWD é a sigla para denominar a tração integral permanente

ABS, ACC, ESP e HDC são siglas que podem parecer uma união de letras sem sentido. São, no entanto, abreviações para sistemas tecnológicos dos veículos.

Com o aumento dos aparatos eletrônicos, cresceu também o número de siglas. Assim, em vez de facilitar, essas abreviações que mais parecem uma “sopa de letrinhas” podem confundir o motorista.

Publicidade


O Jornal do Carro preparou um “glossário” que explica não apenas o que significam as siglas mais comuns, mas também a função desses sistemas.

ABS – Sistema antibloqueio dos freios. Entra em ação para evitar que as rodas travem durante frenagens fortes, permitindo que o motorista mantenha o controle do carro e evite acidentes.

ACC – Controlador de cruzeiro adaptativo. Tem sensores que gerenciam a distância e a velocidade do carro à frente. Acelera e freia o veículo sem a intervenção do condutor.


ASR ou TCS – Controle de tração. Reduz a potência do motor e freia as rodas caso receba sinais de que uma delas está girando em falso ou perdendo o contato com o solo.

AWD – Tração nas quatro rodas. Conhecido também como sistema de tração integral, o recurso consiste na entrega de força todo o tempo para as quatro rodas do veículo.

BAS – Sistema de assistência à frenagem. “Lê”, por meio de sensores, a aproximação do veículo à frente, e põe pressão extra no cilindro mestre do freio caso “note” que o motorista não colocou força suficiente no pedal.


EBD –Distribuição eletrônica de frenagem. O sistema trabalha associado ao ABS para equilibrar a força entregue nas rodas e compensa o deslocamento do centro de gravidade para frente, o que poderia deixar a traseira sem aderência.

ECU –Unidade eletrônica de controle do motor. É responsável por “ler” informações do carro, como a abertura da borboleta do acelerador, e “definir”, por exemplo, o momento e a quantidade de combustível que deve ser injetado.

ESP –Controle de estabilidade. Age quando há diferença entre o giro do volante e a direção do veículo, ou derrapagem das rodas, acionando os freios de maneira seletiva em uma ou mais rodas para corrigir o curso e manter o veículo na trajetória.


HSA –Assistente de partida em rampa. Evita que o carro desça em arrancadas ao acionar os freios por tempo suficiente para que o pedal possa ser liberado antes da aceleração.

LED – É a abreviação, em inglês, para diodo emissor de luz. Além de oferecer maior luminosidade e durabilidade, consome menos energia que as lâmpadas convencionais.


Deixe sua opinião