O chefe do departamento de pesquisa e desenvolvimento da Volkswagen, Frank Welsch, confirmou que a empresa vai lançar um sedã elétrico em dois anos. Segundo Welsch, o ID.6 vai estrear no 1º trimestre de 2023, com autonomia para rodar até 700 km sem recarregar.
Sucessor espiritual do Passat
O ID.6 será o quinto integrante da família de carros elétricos ID, que a Volkswagen vai lançar ao longo desta década. O modelo estreou como o conceito ID Vizzion em março de 2018. Na época, foi visto como o substituto elétrico do Phaeton, antigo sedã grande da marca alemã.
Porém, o ID.6 tem as dimensões do Passat. E pode ser considerado o seu sucessor elétrico. Como o fim das vendas do Passat em vários mercados, incluindo o Brasil, a montadora terá no sedã elétrico um produto equivalente em tamanho. Com direito a cabine de Phaeton.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seCabine de limusine
Tal como os demais carros da linha de elétricos, o ID.6 nasce da plataforma modular MEB, projetada exclusivamente para os modelos movidos por baterias. A arquitetura prevê versões com um motor para tracionar as rodas traseiras, ou dois motores e tração nas quatro rodas.
O grande diferencial da base modular é o aproveitamento de espaço. As dimensões são similares às do Passat, e o ID.6 oferece farto espaço entre as fileiras de bancos. Tal como era no Phaeton. E as portas traseiras do tipo suicidas tornam essa sensação de amplitude ainda maior.
Desempenho de esportivo
A despeito do porte de sedã médio-grande, o ID.6 promete oferecer desempenho de carro esportivo. Segundo o executivo da Volkswagen, a versão mais potente do sedã elétrico será capaz de arrancar até os 100 km/h em apenas 5,6 segundos. Já a versão com apenas um motor levará 8,5 segundos. A versão final pode ter dois motores elétricos e até 340 cv.
Vai ter perua elétrica
Há um mês, outro executivo da VW deu pistas sobre o sucessor elétrico do Passat. Em postagem na rede social LinkedIn, Ralf Brandstätter, chefe executivo da empresa, confirmou que a perua 100% elétrica da marca sairá da linha de produção da fábrica de Emden, na Alemanha, a partir de 2023. Trata-se da versão station wagon do ID.6, com 700 km de alcance.
O executivo chegou a afirmar que o modelo se chamará Aero B. “Graças à arquitetura MEB, o Aero B poderá ser carregado super rápido e oferecerá um pouco mais de tudo: mais espaço, mais alcance, mais aceleração e mais velocidade máxima”, publicou. Os dois serão produzidos na mesma fábrica e terão recarga ultrarrápida, com 230 km em cerca de 10 minutos.