Você está lendo...
Sedã Toyota Camry tem produção encerrada no Japão após 43 anos
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Sedã Toyota Camry tem produção encerrada no Japão após 43 anos

Com vendas em queda, tradicional sedã Toyota Camry sai de linha no mercado japonês, mas pode retornar como SUV ou crossover elétrico

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

07 de abr, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Sedã grande da marca sai de linha após 43 anos, no mercado Japonês
Crédito:Toyota/Reprodução

Um dos modelos mais vendidos da história da Toyota, o Camry saiu de linha no Japão. Em produção há 43 anos, o tradicional sedã vendeu mais de 1,3 milhão de unidades somente em sua terra natal. Mesmo assim, não resistiu ao peso do tempo e ao processo de eletrificação da montadora.

Com foco declarado no mercado norte-americano, onde suas vendas realmente continuam estáveis, o Toyota Camry deixou de agradar o público japonês. Assim, as baixas vendas no país asiático eram um sinal de que o modelo não iria resistir. No ano passado, o sedã registrou apenas 6.000 emplacamentos, número baixo para justificar a sua continuidade.



Grande sucesso da Toyota, Camry se despede no Japão devido a baixa nas vendas (Toyota/Reprodução)

Publicidade


Segundo o site Nikkei Asia, o foco da montadora, em resposta ao ocorrido na sua terra natal, será de manter a produção do sedã em países em que ele ainda mantém sua popularidade. E o mais importante, suas vendas. Ainda segundo o periódico, há uma proposta de que ele seja substituído por um SUV ou um crossover, que são as carrocerias dominantes.

Entretanto, parece haver a necessidade de que esta seja uma despedida discreta, como manda a cultura local. Segundo o jornal, poucos concessionários Toyota estão fazendo pedidos de novos carros, bem como há uma redução nos lotes disponíveis do modelo. Já nos Estados Unidos, o Camry é um best-seller, então não deixará os showrooms tão cedo.

Crossover deve ocupar a vaga do Camry

Toyota Crown é um exemplo de mudança de ares dentro da marca (Toyota/Reprodução)

Apesar da despedida no Japão, o sedã grande da Toyota continua disponível em outros 100 mercados ao redor do mundo. Entretanto, ares de mudança começam a acontecer dentro da Toyota. Um exemplo é o modelo Crown, antes muito conservador, mas que se tornou um crossover disponível fora do mercado doméstico japonês.

Entretanto, a principal mudança no modelo, que surpreendeu o público local, pode indicar o futuro do nome Camry no país. Sua próxima geração pode beber da fonte do novo Crown, mas ainda é cedo para afirmar os rumos que esperam o sedã.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Confira nosso review com o rival direto do Toyota Camry: o Honda Accord!
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.