Você está lendo...
Segredo: Toyota pode resgatar nome Stout em futura picape compacta
Notícias

Segredo: Toyota pode resgatar nome Stout em futura picape compacta

Toyota registrou no instituto de patentes da Argentina nome de antiga picape que antecedeu a Hilux com três gerações entre 1950 e 2000

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

22 de set, 2022 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota
Toyota pode estar desenvolvendo nova picape sobre a plataforma em monobloco de Corolla e RAV4
Crédito:Toyota/Divulgação

Nos Estados Unidos, a Ford F-150 é o veículo mais vendido do País há décadas. No Brasil, a Fiat Strada tomou o lugar de modelos populares, como Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e até o veterano VW Gol. Isso prova que o segmento está em alta em vários mercados. E a Toyota pode estar de olho nisso, com o lançamento de uma picape intermediária.

A marca japonesa registrou o nome Stout no Instituto Nacional de Propriedade Industrial da Argentina. Trata-se do mesmo nome da picape compacta que antecedeu a Hilux no mercado local. Foram três gerações entre os anos de 1954 e 2000. Assim, crescem os rumores de que a Toyota planeja criar uma picape menor para a Hilux.

Toyota
Toyota/Divulgação

Publicidade


Nesse sentido, o único passo dado até então foi o registro do nome. Contudo, o documento serve apenas para resguardar os direitos sobre a denominação Stout. Ou seja, não deixa explícito que há um lançamento a caminho.

Plataforma de Corolla

Caso as suspeitas se concretizem, a nova picape pode surgir sobre a plataforma modular TNGA. Ou seja, a mesma base do sedã Corolla e dos SUVs Corolla Cross e RAV4. Caso isso aconteça, certamente a Stout terá conjunto mecânico híbrido. Assim, o modelo será interessante não só para os mercados argentino e brasileiro, mas também para os EUA.

Lá, a Toyota Stout disputaria vendas com Hyundai Santa Cruz e Ford Maverick, por exemplo. Vale lembrar que a Stellantis está considerando entrar nessa disputa com uma versão da Fiat Toro, porém com logotipo da marca RAM. O segmento é um dos que mais cresce atualmente.




Para o Brasil, entretanto, não há indícios de que a Toyota tenha interesse em lançar outra picape, ao menos por ora. Afinal, a Hilux é líder absoluta entre as picapes médias. Pelos números recentes de emplacamentos, a Toyota Hilux já vendeu quase 30 mil unidades desde janeiro. Ou seja, supera a soma dos emplacamentos de Chevrolet S10 e Mitsubishi L200 Triton, que ocupam atualmente o segundo e terceiro lugares no ranking da categoria.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião