Você está lendo...
Segurança tornará parecidos design de carros
Notícias

Segurança tornará parecidos design de carros

Estabelecimento de normas mais rígidas na Europa e nos EUA quanto a segurança, em especial em relação ao impacto contra pedestres, poderá tornar parecidos os desenhos dos carros - por isso há formas arredondadas e jeito ?narigudo? em alguns carros

03 de nov, 2010 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Segurança tornará parecidos design de carros

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO

O estabelecimento de normas mais rígidas na Europa e nos EUA quanto a segurança, em especial em relação ao impacto contra pedestres, poderá tornar parecidos os desenhos dos carros. “Pedestres são o grande desafio agora”, afirma o vice-presidente da Nissan Design America, Alfonso Albaisa. “As novas regras requerem espaço maior entre o motor e o capô, por exemplo, para melhor absorção no caso de um impacto.”

Regra requer capô mais alto para absorver impacto (FOTO SERGIO CASTRO/AE)

De acordo com o professor emérito da escola de design Art Center, na Califórnia (EUA), Rexford Parker, é por isso que há formas arredondadas e esse jeito ‘narigudo’ em alguns carros, como o novo Ford Fiesta Sedan ou o Hyundai Sonata. O especialista explica que as exigências de reduzir as lesões em caso de atropelamento limitarão o desenho, já que formas “ousadas” poderão não atender a esse requisito. Além disso, o para-choque muda, tornando-se mais arredondado, para que em caso de atropelamento o pedestre “role” para a lateral.

Publicidade


Novo Hyundai Sonata também mostra desenho ‘amigável’ (Foto: Marcio Fernandes/AE)

Solução complementar ao novo desenho, mais “amigável”, foi introduzida pela Volvo no novo S60, que está no Salão de São Paulo (até 7 de novembro, no Anhembi) e começa a ser vendido no País ano que vem. O sedã é equipado de série com sistema eletrônico de detecção de pedestres, que pode acionar os freios e até parar o carro caso haja risco de atropelamento.

Radares e câmeras na dianteira do S60 identificam pedestres (Divulgação)

Os radares e câmeras na dianteira do veículo fazem varredura constante dos objetos e conseguem diferenciar seres humanos (a partir de 80 cm de altura). Após análise do padrão de movimento do pedestre, o sistema mantém os freios semi-acionados.

Se o pedestre entrar na frente do carro (e a velocidade for de até 35 km/h), o recurso emite um alerta sonoro. Caso o motorista não tome atitude, aciona a potência total dos freios e pode parar o veículo. Acima dessa velocidade e até 80 km/h, o sistema opera como alerta sonoro apenas.


Deixe sua opinião