Você está lendo...
Sistema híbrido do Monza chinês pode ser solução para Chevrolet no Brasil
Mercado

Sistema híbrido do Monza chinês pode ser solução para Chevrolet no Brasil

Modelo médio chinês tem sistema híbrido-leve de 48V, que pode ser adaptado e ajustado para funcionar nos modelos já existentes no Brasil

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

29 de nov, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Chevrolet
Na China, Monza tem sistema híbrido-leve, que pode vir ao Brasil
Crédito:Chevrolet/Divulgação

Recentemente, a Chevrolet anunciou que permanecerá no Brasil, e desenvolverá veículos híbridos para o País. Entretanto, atualmente, não conta com ofertas desse tipo no mercado nacional, especificamente para a plataforma GEM, que abriga os modelos Tracker, Onix e Onix Plus, além da picape compacta-média Montana. Entretanto, já há um conjunto híbrido capaz de resolver isso.

E ela está no mercado chinês, especificamente no Chevrolet Monza. Não, não estamos falando do longevo sedã médio fora de linha a quase 30 anos. Mas sim do Novo Monza, que por lá substituiu o Onix Plus. Com seu motor três cilindros de 1.3 litro, ele tem um sistema híbrido-leve, de 48V, por exemplo.



Monza
Chevrolet/Divulgação

Publicidade


O sistema é composto por um BSG, um gerador que vai ligado ao motor por uma correia, e uma pequena bateria que auxilia o motor a combustão na partida e em momentos onde ele gasta mais combustível, em situações de ultrapassagem ou forte aceleração, por exemplo. Apesar de o Monza não utilizar a mesma plataforma da família GEM, o motor 1.3 é da mesma família dos 1.2 turbo no Brasil, assim como também dos 1.0, aspirado e turbo.

No sedã chinês, o conjunto mecânico 1.3 turbo entrega bons 163 cv e 23,5 mkgf de torque, junto do câmbio automatizado de seis velocidades, com dupla embreagem. Assim, o modelo faz de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, por exemplo. O motor elétrico gera 10 cv e tem 4,1 mkgf de torque, mas jamais trabalha sozinho. O modelo faz bonito quando o assunto é consumo, com 21 km/l na cidade, e 17,4 km/l na estrada.

E como o sistema híbrido-leve do Monza se aplicaria ao Brasil?

Chevrolet/Divulgação

O conjunto híbrido-leve de 48V poderia, em tese, ser adaptado aos motores nacionais, em modelos de maior valor agregado, como a picape Montana e o SUV Tracker, por exemplo. A Volkswagen fará o mesmo em seus modelos mais caros, trazendo o conjunto 1.5 eTSI, a ser usado no SUV T-Cross e numa futura picape. Existe a possibilidade do conjunto estrear em modelos mais baratos, como as versões topo de linha do Polo e Virtus, no entanto.

Seja como for, sistemas híbridos-leves são realidades possíveis no Brasil, e começam a ganhar terreno. A Stellantis já apresentou à imprensa exemplos dessa tecnologia, e a Renault pode estrear essa novidade no novo Duster, recém-apresentado na Europa, caso venha ao País futuramente.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Silverado volta após 21 anos para encarar Ford F-150 e RAM 1500

Deixe sua opinião