O título de carro de série mais rápido do mundo tem novo dono. Em teste feito nos Estados Unidos, o SSC Tuatara atingiu incríveis 508,73 km/h. Esta foi a velocidade máxima obtida pelo hipercarro nas tomadas de aceleração realizadas na rota 160, rodovia que fica próxima de Las Vegas, no meio no deserto. Porém, a marca não foi validada pelo Guinness World Records.
No teste, o Tuatara superou o sueco Koenigsegg Agera RS, que atingiu 447,1 km/h em teste feito na mesma rodovia do estado de Nevada, em 2017. De quebra, o supercarro da SSC bateu as máximas anunciadas em dois concorrentes, mas também não validadas pelo Guinness Book: 484 km/h do Hennessey Venom F5, e 490 km/h do Bugatti Chiron Super Sport.
Para que o título seja reconhecido, algumas regras precisam ser cumpridas. Primeiro, o veículo tem de ser idêntico ao que é vendido para o consumidor. Segundo, é necessário percorrer a rota nas duas direções, garantindo que não haja interferência do vento e da inclinação da pista. Terceiro, é obrigatório usar combustível e pneus comuns. E a velocidade deve ser aferida por GPS, com duas testemunhas.
Ainda há um quinto item no regulamento: o feito deve acontecer em via pública e não em circuito fechado. E tudo deve acontecer com a presença de um fiscal do Guinness World Records, o que não aconteceu.
Além de romper os 500 km/h, o SSC Tuatara estabeleceu outras três marcas. Alcançou as maiores velocidades em uma milha (503,92 km/h) e em um quilômetro (517,16 km/h), e registrou a maior máxima já alcançada por um automóvel de série, com 532,93 km/h.
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Para cumprir a missão, a SSC chamou o piloto britânico Oliver Webb, de 29 anos. Após a conquista, Webb disse que o superesportivo poderia ter se saído ainda melhor. “Com melhores condições, sei que poderíamos ter ido mais rápido”, comentou o piloto, referindo-se aos ventos laterais durante a prova.
Tuatara é um lagarto nativo da Nova Zelândia
Batizado com o nome de um lagarto nativo da Nova Zelândia, o SSC Tuatara surgiu no início da década passada ainda como protótipo. Apenas em 2018 o superesportivo foi apresentado em versão de produção, durante o famoso evento anual de Pebble Beach, na Califórnia. Um dos pontos altos do modelo é o design aerodinâmico e elegante feito por Jason Castriota, com passagem na Pininfarina.
Outro diferencial é a mecânica flexível. O Tuatara é equipado com um motor V8 biturbo de 5.9 litros capaz de produzir 1.774 cv e 177 mkgf de torque máximo com etanol E85 (85% de álcool e 15% de gasolina pura). Quando abastecido com o combustível fóssil, a potência cai a 1.370 cv.
A SSC North America é a antiga Shelby SuperCars, que produziu o Ultimate Aero, supercarro que foi o mais rápido do mundo em 2007.