Notícias

Carro mais rápido do mundo, SSC Tuatara chega a 508 km/h; Guinness Book nega recorde

Superesportivo com motor biturbo flex superou o recorde de velocidade estabelecido pelo sueco Agera RS no mesmo local, em 2017

Diogo de Oliveira, special para o Estado

21 de out, 2020 · 5 minutos de leitura.

" >
Com máxima de 508 km/h, SSC Tuatara é o carro mais rápido do mundo
Crédito:SSC North America

O título de carro de série mais rápido do mundo tem novo dono. Em teste feito nos Estados Unidos, o SSC Tuatara atingiu incríveis 508,73 km/h. Esta foi a velocidade máxima obtida pelo hipercarro nas tomadas de aceleração realizadas na rota 160, rodovia que fica próxima de Las Vegas, no meio no deserto. Porém, a marca não foi validada pelo Guinness World Records.

No teste, o Tuatara superou o sueco Koenigsegg Agera RS, que atingiu 447,1 km/h em teste feito na mesma rodovia do estado de Nevada, em 2017. De quebra, o supercarro da SSC bateu as máximas anunciadas em dois concorrentes, mas também não validadas pelo Guinness Book: 484 km/h do Hennessey Venom F5, e 490 km/h do Bugatti Chiron Super Sport.

Mercado Como será o livre-comércio de carros entre Mercosul e União Europeia

26 de jul · 9 minutos de leitura.

ssc tuatara; carro mais rápido; recorde; velocidade; guinness book; carros SSC North America

Para que o título seja reconhecido, algumas regras precisam ser cumpridas. Primeiro, o veículo tem de ser idêntico ao que é vendido para o consumidor. Segundo, é necessário percorrer a rota nas duas direções, garantindo que não haja interferência do vento e da inclinação da pista. Terceiro, é obrigatório usar combustível e pneus comuns. E a velocidade deve ser aferida por GPS, com duas testemunhas.

Ainda há um quinto item no regulamento: o feito deve acontecer em via pública e não em circuito fechado. E tudo deve acontecer com a presença de um fiscal do Guinness World Records, o que não aconteceu.

Além de romper os 500 km/h, o SSC Tuatara estabeleceu outras três marcas. Alcançou as maiores velocidades em uma milha (503,92 km/h) e em um quilômetro (517,16 km/h), e registrou a maior máxima já alcançada por um automóvel de série, com 532,93 km/h.


Leia Mais


tuatara; ssc; recorde; velocidade; guinness book; carro mais rápido
SSC North America

Para cumprir a missão, a SSC chamou o piloto britânico Oliver Webb, de 29 anos. Após a conquista, Webb disse que o superesportivo poderia ter se saído ainda melhor. ?Com melhores condições, sei que poderíamos ter ido mais rápido?, comentou o piloto, referindo-se aos ventos laterais durante a prova.

tuatara; ssc; recorde; velocidade; guinness book; carro; mais rápido
SSC North America
Continua depois do anúncio

Tuatara é um lagarto nativo da Nova Zelândia

Batizado com o nome de um lagarto nativo da Nova Zelândia, o SSC Tuatara surgiu no início da década passada ainda como protótipo. Apenas em 2018 o superesportivo foi apresentado em versão de produção, durante o famoso evento anual de Pebble Beach, na Califórnia. Um dos pontos altos do modelo é o design aerodinâmico e elegante feito por Jason Castriota, com passagem na Pininfarina.

tuatara; recorde; velocidade; guinness book; carro; mais rápido
SSC North America

Outro diferencial é a mecânica flexível. O Tuatara é equipado com um motor V8 biturbo de 5.9 litros capaz de produzir 1.774 cv e 177 mkgf de torque máximo com etanol E85 (85% de álcool e 15% de gasolina pura). Quando abastecido com o combustível fóssil, a potência cai a 1.370 cv.

tuatara; ssc; recorde; velocidade; guinness book; carro; mais rápido
SSC North America

A SSC North America é a antiga Shelby SuperCars, que produziu o Ultimate Aero, supercarro que foi o mais rápido do mundo em 2007.

carro mais rápido guinness recorde SSC Tuatara Velocidade Cupê Esportivo Diogo de Oliveira
carro mais rápido guinness recorde SSC Tuatara Velocidade Cupê Esportivo Diogo de Oliveira