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C4 Cactus: perto da aposentadoria, SUV ganha série especial; veja o preço
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C4 Cactus: perto da aposentadoria, SUV ganha série especial; veja o preço

C4 Cactus ganha a edição limitada Noir com base na topo de linha Shine Pack; SUV tem visual descolado, motor 1.6 turbo e câmbio automático

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

07 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Citroën C4 Cactus
Próximo da aposentadoria, Citroën C4 Cactus ganha série especial; preço
Crédito:Stellantis/ Divulgação

A Citroën lançou o C4 Cactus Noir, uma edição limitada feita com base na versão Shine Pack da linha 2024. Esta edição está disponível por R$ 130.919 em todas as concessionárias da marca no País, com cerca de 1.300 unidades disponíveis. Como principal novidade, a série especial apresenta mudanças no visual que incluem adesivos nas colunas traseiras, bem como no capô. Entre eles, um adesivo preto e laranja decora o carro, e o nome Noir aparece nas colunas traseiras. Por fim, há frisos laterais e molduras na cor preto brilhante nos faróis de neblina. Assim como rodas de liga leve de 17 polegadas também com acabamento preto.

Por dentro, o C4 Cactus Noir tem bancos forrados com couro, apliques no painel e tapetes personalizado. Detalhes em tom de laranja completam o visual da série especial do SUV compacto.

Novo C3 Aircross vai substituir o C4 Cactus

A Citroën prepara o lançamento do novo C3 Aircross, SUV compacto que terá produção nacional em Porto Real (RJ). De início, o modelo chegará com tabela abaixo do C4 Cactus e contará com versão de 7 lugares. O novo SUV surgiu no começo do ano e a produção, assim como o início das vendas, acontecerá no último trimestre de 2023.

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Citroën C4 Cactus Noir
Stellantis/ Divulgação

O Citroën C4 Cactus Noir tem uma série de recursos de fábrica. O destaque é o multimídia de 10″ com espelhamento sem fio com Android Auto e Apple CarPlay. Mas a lista tem outros itens modernos, como, por exemplo, carregador por indução para smartphones, chave presencial e ar-condicionado automático. Há ainda painel de instrumentos digital, controles de estabilidade e de tração, seis airbags, frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro, faróis de neblina, câmera de ré, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, monitor de pressão dos pneus, alerta de saída de faixa, entre outros itens.

Citroën C4 Cactus Noir tem motor 1.6 turbo e câmbio automático

Na mecânica, a edição especial do SUV conta o motor 1.6 turbo de quatro cilindros capaz de gerar 173 cv e 24,5 mkgf de torque máximo. Alem disso, o câmbio é automático de 6 marchas com tração traseira. Contudo, a versão vem com o sistema Grip Control, que ajusta a tração conforme o tipo de piso e ajuda a passar por trechos de terreno mais acidentado ou de baixa aderência.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.