Diogo de Oliveira, e Thiago Ramos, Especial para o Estado

01/03/2021 - 3 minutos de leitura. Atualizado: 02/03/2021 | 8:13

Subaru planeja volta de picape baseada na Toyota Hilux

Fora da categoria desde 2006, a Subaru pode voltar a fabricar uma picape com a ajuda da parceira Toyota, sugere o CEO da montadora japonesa

Subaru Baja
Entre 2002 e 2006, a Subaru fabricou a picape Baja nos Estados Unidos, sobre a plataforma da perua Outback Crédito: Subaru/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Ao que tudo indica, a Subaru está pensando seriamente em voltar a trabalhar com o segmento de picapes. A marca japonesa está ausente há algum tempo da categoria. Contudo, de acordo com o site australiano Cars Guide, uma nova picape pode surgir utilizando como base o chassi da Hilux, produto mundialmente conhecido da conterrânea Toyota.

Essa inspiração reflete a busca de cooperação entre as duas marcas japonesas. Subaru e Toyota já trabalharam juntas no passado recente, quando lançaram os cupês GT-86 e BRZ. A dupla ficou conhecida pelos famosos motores boxer da Subaru, bem como a tração traseira da Toyota.

Subaru pode criar picape sobre a Toyota Hilux
Toyota/Divulgação

Blair Read, diretor-geral da Subaru, disse à publicação australiana que “não há visibilidade sobre esse tipo de discussão e sobre o que pode estar em andamento”. Referiu-se, assim, ao processo de criação de uma nova picape. Contudo, Read lembrou os frutos de sucesso da parceria com a Toyota e a a dupla de esportivos lançada em 2012.



Subaru Baja
Subaru/Divulgação

Um pouco de história…

Criada em meados da década de 1950, a Subaru já teve entre seus acionista a participação minoritária de 20% da General Motors. Até que a Toyota comprou a participação da GM. A partir de então, Toyota e Subaru criaram uma aliança tecnológica para partilhar vários componentes.

Desta maneira, a Toyota passou a utilizar as fábricas da parceira nos Estados Unidos, enquanto a Subaru utiliza a tecnologia híbrida de sua parceira. Não à toa, a picape Baja, uma derivação da perua Outback, foi feita nos EUA entre 2002 e 2006. Um projeto sobre monobloco que surgiu bem antes da Fiat Strada e da Volkswagen Saveiro.

A Baja foi a última picape produzida pela empresa e saiu de linha em 2006. Dessa maneira os apelos pela volta de uma nova picape com o selo Subaru parecem ser fortes. Segundo o gerente de relações públicas da montadora, David Rowley, alguns clientes em potencial disseram a ele que comprariam uma nova geração de modelos, pois “a quilometragem está ficando em alta”.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais


OFERTA EXCLUSIVA

Toyota Etios Hatchback X Plus 1.5L AT Flex