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Subaru WRX e WRX STi vêm ao País este ano
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Subaru WRX e WRX STi vêm ao País este ano

Nova geração, apresentada recentemente em Detroit, tem versões de 268 e 300 cv

21 de jan, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Subaru WRX e WRX STi vêm ao País este ano
Modelo da Subaru enfrenta concorrentes como BMW M3 e Audi RS4

A nova geração do Subaru WRX acabou de ser apresentada ao mercado americano, durante o Salão de Detroit, mas já tem data de estreia no Brasil. De acordo com o Grupo Caoa, representante oficial da marca, o sedã esportivo chegará ao País no segundo semestre de 2014.

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Atualizado, o WRX aposentou o motor boxer 2.5 turbo e ganhou um novo 2.0 turbo de 268 cv – mesma potência do propulsor anterior. O câmbio pode ser manual ou CVT, enquanto a tração é integral.

Segundo o grupo, a versão mais apimentada do modelo, WRX STI, também virá, equipada com motor 2.5 turbo de 300 cv e câmbio manual de 6 marchas. Os preços do sedã ainda não foram definidos.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.