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IPI maior para importados termina em janeiro de 2018
Mercado

IPI maior para importados termina em janeiro de 2018

Batizado de Rota 2030, novo regime automotivo entra em vigor em janeiro e vai abolir IPI extra dos carros importados

Redação

13 de set, 2017 · 3 minutos de leitura.

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Crédito: Clayton de Souza/Estadão
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A política industrial automotiva que substituirá o programa Inovar Auto a partir do início de 2018 terá seus principais aspectos tributários definidos até o fim deste mês.

Do novo regime, chamado Rota 2030, já são conhecidos dois pontos importantes: não haverá mais a cobrança de IPI adicional de 30% sobre os modelos importados, e o parâmetro para definição da alíquota será a capacidade volumétrica (cilindrada) do motor, e não sua eficiência energética, como chegou a ser cogitado.

Os detalhes do programa estão sendo alinhados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com a interlocução de grupos de trabalho formados por entidades como a Anfavea e o Sindipeças. As regras vão dar origem, ainda em setembro, a uma medida provisória e ao decreto que estabelecerá o Rota 2030 a partir de janeiro.

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O cenário econômico atual é bem diferente do vigente na época de criação do Inovar Auto. Com o mercado em expansão e o câmbio favorecendo a importação de veículos, optou-se por uma política fortemente protecionista, sobretaxando os carros estrangeiros para beneficiar os nacionais.

Mas isso também acabou dificultando a vida dos fornecedores de autopeças, que depois sentiria o baque da crise. Esse setor deverá ser agraciado pelo governo com uma tributação simplificada – com pequenas e médias empresas sendo até isentas do pagamento de alguns tributos, que seriam repassados apenas às montadoras.

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