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Tesla tem terceiro acidente com piloto automático
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Tesla tem terceiro acidente com piloto automático

Nos Estados Unidos, Tesla Model X equipado com o sistema Autopilot saiu da pista e se chocou com cerca lateral

14 de jul, 2016 · 4 minutos de leitura.

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 Tesla tem terceiro acidente com piloto automático
Modelo acidentado era um Tesla Model X. Sistema Autopilot ainda está em fase de testes

Um Tesla Model X com o sistema de piloto automático Autopilot ligado se envolveu em um acidente em Montana, nos Estados Unidos, no último sábado. Trata-se do terceiro acidente do tipo em apenas duas semanas com o carro autônomo (que roda sem intervenção do motorista).

De acordo com o relato do motorista, identificado apenas como Pang, o carro estava rodando a uma velocidade entre 80 e 90 km/h, quando se desviou da pista e atingiu a cerca lateral da rodovia, o que deixou o lado direito da carroceria destruído e arrancou a roda dianteira. O condutor e o passageiro não se machucaram.

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A rodovia em questão não tinha canteiro central, o que pode ter desabilitado o sistema Autopilot, que não foi designado para pistas sem demarcação. Se o motorista estava distraído nesse momento, pode não ter percebido o fato a tempo de controlar o carro e evitar a colisão. Pang afirmou que não recebeu nenhum alerta de perigo do carro, mas acrescentou que os avisos do carro estavam no idioma inglês e ele só fala mandarim.

Além disso, Pang reconheceu que estava sem as mãos no volante no momento do acidente (conduta que contraria os termos de uso do sistema) e não soube dizer se o acidente tinha ocorrido por culpa dele mesmo ou do carro. Ele recebeu uma multa por direção descuidada, logo após o ocorrido.

No primeiro acidente envolvendo o Autopilot, ocorrido em maio, o motorista morreu depois que o sistema deixou de identificar que havia um caminhão fazendo uma conversão à esquerda e cruzando a pista pela qual o Tesla trafegava, e não aplicou freios ao carro.


De acordo com o CEO da Tesla, Elon Musk, o sistema Autopilot ainda está em fase “beta”, de testes, que só terminará quando os exemplares equipados com ele tiverem registrado 1 bilhão de milhas rodadas. A montadora não tem planos de desistir da tecnologia.

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