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Teste das antigas – Pegueot 306 GTi
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Avaliação

Teste das antigas – Pegueot 306 GTi

Hatch apimentado tinha motor 2.0 que dispensava turbo e entregava 167 cv em avaliação de 1998

11 de fev, 2016 · 8 minutos de leitura.

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 Teste das antigas - Pegueot 306 GTi

Se hoje as versões verdadeiramente esportivas de modelos mais comuns são raras, antes da virada do milênio elas eram praticamente essenciais para o sucesso da linha de algum carro. É o caso do Peugeot 306 GTi, que elevava à potência máxima o já bom comportamento das versões civis. Com 167 cv extraídos de um 2.0 16V, ele deixava para trás rivais como o então recém lançado Audi A3 1.8T, com 150 cv de seu 1.8 turbo. Veja nossa avaliação, publicada em 22/12/1998, nas palavras do repórter Glauco Lucena.

306 GTi merece ser chamado de esportivo
Modelo da Peugeot recebeu modificações que deixaram seu motor apimentado

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Para quem gosta de versões esportivas de carros de passeio, o Peugeot 306GTi é a opção certa. Ao contrário de outros carros que ganham roupagemesportiva mas mantêm o motor comportado, esse francês corresponde totalmenteao visual arrojado. O preço (R$ 43,99 mil) não é muito convidativo, mas,como a Peugeot tem tabela em real, ele está ficando mais competitivo diantedos concorrentes cobrados em dólar.

Debaixo do capô encontra-se um motor 2.0 de 16 válvulas que poderia passardespercebido. Afinal, não possui turbocompressor, como alguns concorrentesdo segmento. Mas ele desenvolve 167 cavalos, com torque máximo de 20 mkgf a5.500 rpm. A título de comparação, o concorrente Audi A3 Turbo 1.8 rende 150cv.

O segredo desse desempenho são modificações feitas no cabeçote, dutos ecâmaras de combustão para melhorar o enchimento. Todas as válvulas têmdiâmetro de haste menor, o que possibilita aberturas e fechamentos maisrápidos. As de escape têm 1 mm a mais de diâmetro, proporcionando ganhos demassa.


No bloco do motor, as mudanças estão nos pistões, na taxa de compressão, nasbielas alongadas (para reduzir atritos) e na bomba de óleo projetada paraatender ao aumento de desempenho.

Esse propulsor apimentado foi acoplado a uma caixa de câmbio de seis marchasà frente, desenvolvida para manter o giro do motor na faixa de maior torque.Na prática, o carro fica muito mais rápido nas respostas a acelerações eretomadas de velocidade. De acordo com o fabricante, o 306 GTi acelera de 0a 100 km/h em 8,8 segundos e chega a 218 km/h. Em terceira marcha ele écapaz de chegar a 130 km/h.

A sexta marcha é a que apresenta a condição mais econômica. Rodando emcircuito urbano ele fez 8,7 km/l, o que não deixa de ser um bom resultadopara uma versão esportiva. O ar-condicionado tirou um pouco da agilidade docarro no trânsito, mas não prejudicou muito o consumo, que ficou um 8,3km/l.


Alguns elementos da suspensão foram modificados para aumentar a sensação deesportividade ao volante. Molas e amortecedores foram recalibrados paraaumentar a rigidez do conjunto e garantir maior estabilidade nas curvas.Contribuem para isso as rodas com aro de 15 polegadas e pneus mais altos elargos que no restante da linha 306.

As outras mudanças são as de praxe em versões esportivas, como adoção desaias laterais, spóiler traseiro, antena no teto, escapamento cromado, tetosolar com comando elétrico e pára-choques e retrovisores pintados na cor da carroceria. Por dentro, bancos, volante e alavanca de câmbio são revestidosde couro.

Para frear o ímpeto desse esportivo, a Peugeot o equipou com freios a disconas quatro rodas (ventilados na dianteira) e sistema antitravamento ABS.Bolsas infláveis para os dois ocupantes da frente são itens de série, assimcomo terceira luz de freio e luzes de neblina traseiras e dianteiras.


Por meio da regulagem de altura e do ajuste lombar é possível encontrar umaboa posição de dirigir. O problema é o acesso às alavancas de ajuste doassento, que ficam espremidas entre o banco e a porta. O volante pode serajustado em altura, mas não em profundidade.O espaço no banco traseiro é limitado, sobretudo se houver pessoas altas nosbancos dianteiros. Não se recomenda levar mais de duas pessoas atrás, poisquem viajar no meio sofrerá com a falta de espaço para as pernas e aproximidade da cabeça com o teto.

A falta de espaço para guardar objetos é outro problema dessa versão do 306,sobretudo porque o porta-luvas é sacrificado pela bolsa inflável. Outroproblema verificado foi em relação ao sistema de som. O equipamento é de boaqualidade, mas não memoriza os comandos. Resultado: cada vez que liga ocarro o motorista precisa ajustar volume, graves e agudos.


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