Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

17/09/2022 - 4 minutos de leitura.

Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro foram os híbridos leves mais vendidos em agosto

Híbridos leves com motor flex, Tiggo 5X e Tiggo 7 Pro se destacam nas vendas de modelos do tipo; Kia vem atrás com os SUVs Sportage e Stonic

Tiggo 7 Pro híbrido ficou em primeiro lugar com 297 unidades emplacadas em agosto Crédito: Reprodução/Caoa Chery

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O mercado de carros híbridos no Brasil ainda é bem restrito, tendo basicamente a maioria das vendas concentradas na dupla Toyota Corolla sedã e Cross. Mas isso começou a mudar e a Caoa Chery, que eletrificou toda a sua gama de veículos no meio deste ano, já começa a “colher frutos”. Em agosto, os híbridos leves mais vendidos do mercado brasileiro foram dois SUVs da marca sino-brasileira: o Tiggo 5X e o Tiggo 7 Pro. Ambos são feitos na fábrica do grupo Caoa em Anápolis, Goiás, e contam com conjuntos híbridos leves flex de 48 volts.

O sistema, inclusive, é mais simples que o da Toyota, que lidera o mercado de híbridos com bastante folga desde 2021. Na dupla da marca japonesa, o sistema utilizado é o híbrido completo, os chamados “full hybrid”. Ou seja, o conjunto combina motores a combustão e elétrico, câmbio CVT e bateria.

Continua depois do anúncio

Mas, voltando ao que interessa, o levantamento feito pela Bright Consulting, consultoria do setor automotivo, mostra que o Tiggo 7 Pro ficou em primeiro lugar. Atualmente com preço de R$ 200 mil, o SUV médio emplacou 297 unidades no mês de agosto, acumulando 304 no ano. Logo em seguida, vêm o Tiggo 5X, com 290 unidades. Vale dizer que ambos estrearam em junho no mercado brasileiro, ao lado de outros modelos eletrificados. Esse é o caso, por exemplo, do Tiggo 8 híbrido plug-in e do hatch elétrico iCar, que o Jornal do Carro testou com exclusividade.


Leia Mais


Kia também se destaca

Outra marca que teve um bom desempenho no ranking foi a Kia. A 3ª posição ficou para o novo Sportage Hybrid, com 126 vendas. Rival direto do Tiggo 7 Pro, o modelo da sul-coreana estreou em julho com duas versões de acabamento e preços a partir de R$ 220 mil. Sob o capô, ele traz um conjunto híbrido leve, com o motor 1.6 turbo a gasolina. Este entrega 180 cv de potência e 27 mkgf de torque.

Kia/Divulgação

Em quarto lugar, vem o Stonic, com 63 unidades no mês de agosto. Em 2022, são 606 unidades. O crossover estreou aqui no fim de 2021 e custa R$ 148 mil. Ele usa o motor 1.0 de três cilindros turbo GDI com injeção direta, o mesmo de Creta e HB20, mas em versão a gasolina. O conjunto híbrido, contudo, adiciona um pequeno motor elétrico e uma bateria de 48 volts. Assim, gera potência de 120 cv e torque máximo de 20,4 mkgf.

Os 5 híbridos leves mais vendidos em agosto:

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Segredos

Novo Jeep Compass será híbrido e elétrico e chega em 2026

Notícias

VW Polo seguirá com motor térmico até 2030

Lançamentos

Ferrari Roma Spider desembarca no Brasil e tem preço milionário

Notícias

BYD e Fiat arrecadam doações para o RS em concessionárias

OFERTA EXCLUSIVA

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive

Ver agora