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Topic e Towner: nomes serão vendidos para pagar dívida da Asia Motors
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Topic e Towner: nomes serão vendidos para pagar dívida da Asia Motors

Calote deixado pela Asia Motors no final dos anos 1990 resultou na venda dos nomes Towner e Topic; dívida é de cerca de R$ 2 bilhões

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

02 de ago, 2023 · 6 minutos de leitura.

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Asia Towner e Topic eram as favoritas entre os motoristas de van nos anos 90
Crédito:Car Brochure Addicted/Asia Motors/Divulgação

Famosas como vans de transporte nos anos 90, seja escolar, passageiros ou mesmo matando a fome de quem quisesse um cachorro-quente, é difícil não lembrar dos modelos Towner e Topic. Feitas pela antiga Asia Motors do Brasil, controlada pela Kia, os modelos foram um sucesso absoluto, e mesmo anos depois de muitos anos fora de linha, seus nomes voltam à tona mais uma vez.

O motivo, no entanto, não é reviver seus tempos de glória. Os nomes Topic e Towner serão vendidos pela Justiça Federal de Vitória (ES), como parte do pagamento da dívida deixada pela finada Asia Motors. Os registros serão vendidos pela HD Leilões, por aproximadamente R$ 2,3 milhões, correspondendo a metade do valor do mercado, que é de R$ 4,7 milhões.



Asia Topic era a favorita entre os que faziam “lotação” nos anos 90, e seria substituída por nomes como Kia Besta e Hyundai H-100 (Asia Motors/Divulgação)

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Com a abertura das importações no início dos anos 90, as vans vindas da Coreia do Sul usufruíram de benefícios fiscais, como, por exemplo, o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido. Durante dois anos, as vendas dos modelos dispararam, e ganharam a confiança e preferência do público.

Asia Towner fez sucesso e marcou época no Brasil

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A Towner era a queridinha dos transportes escolares e dos pequenos negócios (Car Brochure Addict/Twitter/Asia Motors)

A Towner usava um motor tricilíndrico de 0.8 litro e 40 cv, e chegou a ser o importado mais vendido do País, dentre as montadoras que não tinham fábricas no Brasil. Por essa razão, a Asia Motors tinha no País seu segundo maior mercado em todo o mundo, por exemplo. A novidade, disponível em versões picape, van e furgão, fez sucesso, e competia com a Volkswagen Kombi pelo segmento de comerciais leves no Brasil, por exemplo.


Entretanto, os benefícios oferecidos tinham uma condição: a instalação de uma fábrica no País, em Camaçari (BA). A ideia era produzir 36 mil unidades da Towner, e 24 mil unidades da Topic, já em 1999. Quem comandava a AMB eram três sócios: um coreano, de nome Chong Jin Jeon, e outros dois brasileiros: Roberto Uchoa Neto e Washington Armênio Lopes. Juntos, eles tinham 49% da empresa, e os outros 51% eram da matriz coreana.

Contudo, a fábrica nunca saiu do papel, pois em 1997 a Kia enfrentou uma forte crise econômica, e não tinha mais dinheiro para investir. Com isso, a União passou a cobrar a multa devida pela fabricante referentes a 1996 e 1997, cujo valor já era de US$ 210 milhões. O processo dura até hoje, com um montante de cerca de R$ 2 bilhões, e ainda não se sabe quem pagará a conta.

Modelos chineses de mesmo nome não fizeram sucesso

Furgões Compactos mais vendidos de 2018: Hafei Towner lidera mesmo em fim  de linha
Hafei Towner tentou surfar na onda do nome coreano, mas não emplacou (Hafei/Divulgação)

No ano de 2009 surgia a CN Auto, tinha Washington Armênio Lopes como sócio, que traria da China comerciais leves das marcas Hafei e Jinbei. Desta forma, foi possível a cessão dos nomes Topic e Towner, por exemplo. Entretanto, assim como outras marcas chinesas que chegaram ao Brasil nessa época, as vendas não decolaram, e mais uma vez os veículos deixavam o mercado. A Hafei Towner deixou o mercado em 2013, e em 2015, a Hafei Topic saía de linha, ambas sem conseguir emular o sucesso das versões anteriores.

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