Enquanto no Brasil os modelos da Toyota são reconhecidos por certo conservadorismo em suas formas, em outros mercados pelo mundo a marca possui carros com design bem ousado. Um exemplo disso é o C-HR, crossover feito sobre a plataforma TNGA de Prius e Corolla, mas com formas bem mais arrojadas que as do primo Corolla Cross. Dessa vez, a novidade é o conceito C-HR Prologue, que antecipa como será a segunda geração do modelo.
Pois se a ideia era que o C-HR continuasse “diferentão”, a Toyota conseguiu! Com o mesmo estilo da nova geração do híbrido Prius, o CH-R é ainda mais arrojado. Como é comum nos conceitos, o Prologue tem rodas enormes, que na versão de produção devem dar lugar a um conjunto mais discreto. As maçanetas embutidas nas portas darão lugar a outras com design mais tradicional, enquanto as câmeras serão substituídas pelos usuais espelhos retrovisores. Na traseira, porém, a barra de LEDs deverá ser mantida, a exemplo do que foi feito no novo Prius.
Mas, para além dos exageros, chama atenção as formas do novo CR-H. Para começar, há vincos bem marcados por toda carroceria, quase como um origami. Na dianteira, os faróis em formato de “C” acompanham o formato intimidador da grade frontal. Na porção traseira, o caimento do teto está ainda mais acentuado. O grande vidro do vigia se junta à folha de teto, de fim abrupto, formando um degrau, como se estivesse flutuando.
C-HR continuará longe do Brasil
Como se trata de um conceito, a montadora japonesa ainda não ofereceu maiores detalhes sobre o novo C-HR. Provavelmente, o crossover ganhará uma versão híbrida plug-in, a exemplo do que aconteceu com o Prius. Tal como a geração atual, C-HR Prologue é fruto da ED², a sede de desenvolvimento de design europeu da Toyota no sul da França. Não houve confirmação da data de lançamento. A marca, contudo, garante que o crossover é uma “visão de um carro que em breve chamará a atenção nas estradas de toda a Europa”.
Portanto, não espere ver o C-HR desembarcando no Brasil. Mas quem espera um Toyota com design mais ousado por aqui, tem motivos para se animar. Isso porque a montadora confirmou a vinda do GR Corolla para 2023. O “hot hatch” de 304 cv será o primeiro esportivo “puro sangue” da marca a chegar ao país, com preço bem acima das versões GR-Sport do Corolla sedã. Rival de modelos como Civic Type-R e Golf R, o GR Corolla tem preço inicial na casa dos 36 mil dólares nos Estados Unidos. No Brasil, o modelo deve beliscar a faixa dos R$ 300 mil.