Conhecido por ser o preferido da família imperial japonesa e também por sua venda exclusiva no país asiático, o Toyota Century apresentou uma nova opção de carroceria, que foge das linhas do sedã conservador de sempre: um SUV. Agora mais alinhado aos gostos do consumidor geral, a nova versão utilitária esportiva tem como destaque o alto luxo. Além disso, quer disputar os compradores de Rolls-Royce Cullinan e Bentley Bentayga, por exemplo.
O visual do modelo guarda forte semelhança com a versão sedã, em que o capô e a grade tem posição de destaque. As linhas do Century SUV são retas, como de praxe em utilitários esportivos, mas arredondadas, com arremates suaves. A lateral com linha de cintura alta e caixas de rodas pronunciadas destacam as portas traseiras, com uma novidade: podem ser deslizantes, assim como em uma minivan, por exemplo.
Voltado para quem deseja rodar com conforto, preferencialmente com um motorista, uma das missões do modelo é otimizar o tempo gasto no trânsito. Por isso, o Century conta com bancos traseiros reclináveis, separados da parte reservada ao porta-malas, por exemplo. Além disso, a preocupação com conforto é tamanha, que o modelo vem equipado com um modo de condução chamado “Rear Confort”, em que a força de aceleração e frenagem são ajustadas para “não perturbar” quem vai atrás.
Toyota planeja vender 30 Century SUV por mês
Feito utilizando a plataforma TNGA, o Century SUV recebeu um tratamento especial, sendo mais rígida que as aplicações comuns, por exemplo. Assim, o modelo da Toyota mede 5,20 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,80 m de altura e 2,95 m de entre-eixos. Para mover o utilitário, uma motorização híbrida está disponível.
Sob o capô está o motor 3.5 litros V6 a gasolina, junto de outro motor elétrico, localizado na traseira, com sistema de recarga plug-in. Contudo, apotência total do modelo, combinada, mede exatos 411 cv de força, com torque de 50,6 mkgf. Acoplada ao motor está a transmissão automática, do tipo CVT, com tração integral.
Com vendas estimadas em 30 unidades por mês no Japão, o Century SUV terá suas vendas feitas por concessionárias selecionadas, e além de não receber nenhum logo Toyota pelo carro, terá opções de customizações únicas. Por fim, o novo modelo a ostentar a famosa fênix da linha Century irá custar aos japoneses 20 milhões de ienes, correspondendo a R$ 850 mil, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!