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Toyota Hilux a hidrogênio entra em testes e tem alcance de quase 600 km
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Toyota Hilux a hidrogênio entra em testes e tem alcance de quase 600 km

Picape média da Toyota foi construída pela divisão inglesa da marca, com o intuito de ser opção alternativa a elétricos, em regiões remotas

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

08 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Hilux FCEV está em testes feitos pela Toyota do Reino Unido
Crédito:Toyota UK/Divulgação

Uma versão movida a hidrogênio da picape média Hilux está mais próxima de chegar ao mercado. Feita pela divisão do Reino Unido da Toyota, em parceria com o governo local, a picape está em testes e será uma opção alternativa aos veículos elétricos, em regiões mais remotas do País, onde um carro elétrico não é considerado viável, por exemplo.

Um dos pontos fortes da opção é a autonomia, com alcance de mais de 580 km, considerada ideal para o propósito do teste: funcionar em regiões remotas. Ao todo, o projeto já recebeu mais de 70 milhões de libras esterlinas em investimento, o equivalente a R$ 437 milhões.



Toyota Hilux FCEV usa conjunto mecânico do sedã Mirai

Picape foi pensada para atuar em áreas remotas, onde elétricos são inviáveis (Toyota/Divulgação)

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O conjunto que move a picape é o mesmo utilizado pelo sedã a hidrogênio Mirai, e são de segunda geração. A bateria utilizada na Hilux FCEV é utilizada para armazenar a eletricidade produzida pela célula de combustível. Além disso, ela fica posicionada na caçamba da picape, para não prejudicar o espaço interno do modelo.

Assim, segundo o diretor administrativo da Toyota do Reino Unido, Richard Kenworthy, a equipe do projeto conseguiu executar um trabalho incrível em pouco tempo, desde a criação do protótipo até a finalização do primeiro carro. Além disso, o financiamento sustentado pelo governo do Reino Unido permitiu investimentos na equipe e melhoramentos nas tecnologias relacionadas ao hidrogênio, por exemplo. 

Sob o capô, o conjunto do Mirai, que pode parar também no SUV Corolla Cross (Toyota/Divulgação)

Por fim, junto do projeto citado, a Toyota segue investido paralelamente em veículos híbridos e híbridos plug-in, assim como também em puramente elétricos. Contudo, a intenção da marca é que seus projetos ajudem a atingir o objetivo da neutralidade de carbono, prevista para os próximos anos. Além disso, outro modelo poderá ser beneficiado dos testes com a Hilux FCEV: o suv Corolla Cross.

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