Toyota Hilux FCEV
Toyota UK/Divulgação

Toyota Hilux a hidrogênio entra em testes e tem alcance de quase 600 km

Picape média da Toyota foi construída pela divisão inglesa da marca, com o intuito de ser opção alternativa a elétricos, em regiões remotas

Por Rodrigo Tavares 08 de set, 2023 · 4m de leitura.

Uma versão movida a hidrogênio da picape média Hilux está mais próxima de chegar ao mercado. Feita pela divisão do Reino Unido da Toyota, em parceria com o governo local, a picape está em testes e será uma opção alternativa aos veículos elétricos, em regiões mais remotas do País, onde um carro elétrico não é considerado viável, por exemplo.

Um dos pontos fortes da opção é a autonomia, com alcance de mais de 580 km, considerada ideal para o propósito do teste: funcionar em regiões remotas. Ao todo, o projeto já recebeu mais de 70 milhões de libras esterlinas em investimento, o equivalente a R$ 437 milhões.

Toyota Hilux FCEV usa conjunto mecânico do sedã Mirai

Picape foi pensada para atuar em áreas remotas, onde elétricos são inviáveis (Toyota/Divulgação)

O conjunto que move a picape é o mesmo utilizado pelo sedã a hidrogênio Mirai, e são de segunda geração. A bateria utilizada na Hilux FCEV é utilizada para armazenar a eletricidade produzida pela célula de combustível. Além disso, ela fica posicionada na caçamba da picape, para não prejudicar o espaço interno do modelo.

Assim, segundo o diretor administrativo da Toyota do Reino Unido, Richard Kenworthy, a equipe do projeto conseguiu executar um trabalho incrível em pouco tempo, desde a criação do protótipo até a finalização do primeiro carro. Além disso, o financiamento sustentado pelo governo do Reino Unido permitiu investimentos na equipe e melhoramentos nas tecnologias relacionadas ao hidrogênio, por exemplo. 

Sob o capô, o conjunto do Mirai, que pode parar também no SUV Corolla Cross (Toyota/Divulgação)

Por fim, junto do projeto citado, a Toyota segue investido paralelamente em veículos híbridos e híbridos plug-in, assim como também em puramente elétricos. Contudo, a intenção da marca é que seus projetos ajudem a atingir o objetivo da neutralidade de carbono, prevista para os próximos anos. Além disso, outro modelo poderá ser beneficiado dos testes com a Hilux FCEV: o suv Corolla Cross.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Fiat Strada Ultra Turbo 200: como é a nova versão da picape mais vendida do Brasil

Newsletter Jornal do Carro

Complete seu cadastro para receber as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.

Campo obrigatório
Campo obrigatório
Cep inválido
CPF/CNPJ inválido
Telefone inválido
Tudo certo!

Seu cadastro foi enviado. Em breve você receberá as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail.