Você está lendo...
SUV Toyota Corolla Cross vai concorrer ao prêmio de Carro Mundial do Ano
Notícias

SUV Toyota Corolla Cross vai concorrer ao prêmio de Carro Mundial do Ano

Com 4 mil emplacamentos em agosto, SUV Toyota Corolla Cross é o único veículo à venda no Brasil que está na disputa do prêmio; veja a lista

Jady Peroni, Especial para o Jornal do Carro

28 de ago, 2021 · 8 minutos de leitura.

Publicidade

mais vendidos híbridos trimestre
Toyota Corolla Cross híbrido foi o carro eletrificado mais vendido do Brasil no primeiro semestre de 2021
Crédito:Toyota/Divulgação

Revelado em julho de 2020 na Tailândia, o Toyota Corolla Cross tem apenas um ano de mercado, mas já é um fenômeno de vendas. No Brasil, o SUV médio estreou em março de 2021 e, desde então, cresce mês a mês. No primeiro semestre de 2021, foi o carro híbrido mais vendido do País, mesmo com pouco tempo de concessionária e em meio à pandemia.

Por isso, nada mais justo que o Corolla Cross entre para a lista de indicados ao prêmio “World Car of the Year 2022” – o tradicional Carro Mundial do Ano. Dos candidatos ao prêmio, o utilitário da marca japonesa é o único à venda no Brasil. Entretanto, na premiação, ele vai concorrer diretamente com outros 15 nomes de peso.

Entre os novatos que disputarão o título, estão as novas gerações do Jeep Grand Cherokee, do Honda Civic e do Hyundai Tucson, bem como Citroen C5 X e BMW i4, que são inéditos, tal como o Corolla Cross. A lista completa pode ser vista aqui.

Publicidade


No entanto, segundo o site do “World Car Awards”, a lista só vai se tornar definitiva no dia 1º de dezembro. Isso porque ela é atualizada com base nas informações disponíveis no momento e, por exigir determinados requisitos, pode ser alterada até a data final.

Corolla Cross
Divulgação/Toyota

Categorias da premiação

Além do prêmio principal, no qual o Corolla Cross está na disputa, existem outras categorias. Uma delas, por exemplo, é a “Carro de Luxo do Ano”, em que concorrem modelos como Audi e-tron GT, BMW iX e iX3, Genesis GV70, Toyota Land Cruiser e Volvo XC40 Recharge. Ainda, há a categoria “Esportivo do ano”, que tem como candidatos Audi RS3, BMW M3 e M4, Hyundai Elantra e Kona. Outras categorias que fazem parte da premiação são “Carro Urbano”, “Design”, “Performance” e “Elétrico”.




A participação do Corolla Cross

O Corolla Cross é atualmente um dos destaques do segmento dos SUVs médios no Brasil. Além de liderar a categoria dos veículos eletrificados com suas versões híbridas, o modelo vem batendo de frente com o seu maior oponente: o Jeep Compass.

De acordo com a Fenabrave, neste mês de agosto, o SUV já soma praticamente 4 mil emplacamentos e segue na cola do Compass, que no momento tem um pouco mais de 5 mil. Ou seja, é um embate acirrado entre os dois modelos.

jeep compass seminovos
Jeep/Divulgação

Da mesma forma, com mais de 15 mil unidades emplacadas desde o lançamento, o Corolla Cross já supera o seu irmão sedã, que historicamente é o carro mais emplacado da Toyota. Assim, o SUV chega como um dos nomes favoritos ao prêmio.

Edição especial comemorativa

Para crescer ainda mais, a Toyota lançou neste mês a edição limitada Special Edition do Corolla Cross em seu catálogo. O modelo se baseia na versão topo de linha XRX Hybrid e chega com valores a partir de R$192.690. Essa nova opção vem deixar o SUV mais sofisticado na disputa com os rivais com versões equivalentes: o Jeep Compass e o Volkswagen Taos.

Nesse sentido, até o momento, os dois concorrentes entregaram mais conteúdos e tecnologias, além de acabamentos mais caprichados. Assim, um dos destaques do Special Edition do Corolla Cross são os equipamentos e acessórios, como o carregador por indução (wireless charger) para celular, estribos laterais, soleiras nas portas e bandeja do porta-malas.


Corolla Crossa Special Edition
Divulgação/Toyota

Modelo completo?

Com uma lista relativamente extensa, a marca promete maior conforto, conveniência e segurança na Special Edition. Por exemplo, a edição especial conta com o pacote completo Toyota Safety Sense (TSS). Ele auxilia o motorista em uma condução mais segura, contando com radar de ondas milimétricas e uma câmera monocular.

A edição especial do SUV é equipada com um conjunto híbrido flex, com um motor 1.8 de 98 cv (gasolina) e 101 cv (etanol), além de dois propulsores elétricos de 72 cv. Combinados, chegam à potência de 123 cv. Além disso, a versão conta com câmbio CVT.


Divulgação/Toyota

Dentre as demais novidades da lista, está o ar-condicionado digital Dual Zone, banco do motorista com regulagem elétrica, teto solar elétrico, direção elétrica, sensores de estacionamento, alerta de tráfego e piloto automático. Vale mencionar que, diferentemente das versões mais baratas, a Special Edition tem interior coberto com couro. Ou seja, traz mais elegância e riqueza de detalhes a bordo.

Em termos tecnológicos, vem com tela TFT de 4,2″ de alta resolução no painel de instrumentos, e multimídia com tela de 8 polegadas compatível com Android Auto e Apple CarPlay.


Divulgação/Toyota

Sucesso e expectativa

Agora, com o lançamento do Special Edition, a Toyota quer vender ainda mais o seu SUV. Segundo a montadora, a série está prevista para ser vendida até dezembro de 2021, ou enquanto durar os estoques, mas não informou a quantidade disponível. No lançamento, cerca de 1.200 unidades foram vendidas do mesmo modelo.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião