Numa época em que a prioridade são veículos elétricos e eletrificados, a Toyota anunciou a chegada do Corolla GR ao Brasil. O hatch preparado pela divisão esportiva da marca, Gazoo Racing, vem em 2023 para concorrer com o Honda Civic Type R. Nos Estados Unidos, o esportivo sai a US$ 35.900. Ou seja, cerca de R$ 190 mil, na conversão direta, sem impostos. Portanto, no mercado brasileiro o preço não deve ser de menos de R$ 250 mil.
O hatch esportivo feito no Japão tem três configurações. A mais básica é batizada de Core Edition. Essa é justamente a versão dos preços citados acima. De acordo com a marca, mais de 5 mil unidades devem ser entregues até o fim deste ano. Dentre os equipamentos, há bancos e volante com aquecimento, navegador GPS e carregador de celular por indução, sem fio.
Na sequência, há as opções Circuit e Morizo. Os preços, nos EUA, são de US$ 42.900, ou uns R$ 225 mil, e US$ 49.900, equivalentes a uns R$ 260 mil, respectivamente. Na prática, a diferença são os equipamentos. Na primeira há bloqueio de diferencial nos dois eixos, teto de fibra de carbono e sistema de som premium. Segundo a marca, essa opção vai ter apenas 1.500 unidades produzidas.
Mais torque
Depois dessas, há a Morizo. De acordo com a Toyota, vão ser feitas 200 unidades. Nesse caso, a promessa é de maior performance. Ou seja, para reduzir o peso não há sequer banco traseiro. Da mesma forma, itens como alto-falantes e controles elétricos de vidros de trás saem de cena.
Portando, tudo é pensado para dar uma pegada mais forte ao carro. Assim, o motor 1.6 turbo de três cilindros a gasolina gera de 304 cv e 40,8 mkgf. Vale lembrar que as demais têm a mesma potência, porém o torque é de 37,7 mkgf.
Além disso, a linha Corolla GR tem câmbio manual de seis marchas. A tração integral GR-Four tem sistema que ajusta a distribuição de força entre o eixo dianteiro e o traseiro. As opções são 60-40, 50-50 e 30-70. Assim, a entrega de força pode variar de acordo com a preferência do motorista.
Nos EUA, a versão básica do Toyota Corolla GR pode receber itens como diferenciais com deslizamento limitado, freios de alta performance e até pacote visual. Nesse caso, há entradas de ar no capô, como na configuração Circuit, por exemplo. Porém, esses equipamentos são opcionais.