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Toyota mostra interior do C-HR
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Toyota mostra interior do C-HR

Novo crossover da marca japonesa terá cabine moderna e será repleto de itens de segurança

30 de jun, 2016 · 2 minutos de leitura.

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 Toyota mostra interior do C-HR

A Toyota mostrou as primeiras imagens do interior do seu novo crossover compacto, o C-HR. As fotos apresentam uma cabine com ares modernos, que entre os destaques um sistema multimídia com tela grande, de 8″, inédito em modelos da marca.

O console central é assimétrico e os instrumentos são ligeiramente voltados para o motorista, como num cockpit. Há algumas cores disponíveis para o revestimento do painel. A cabine também deverá ser confortável, com bancos envolventes, couro e sistema de som com alto falantes da marca JBL.

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O C-HR deverá chegar às ruas europeias no início de 2017. Ele terá diversos dispositivos de segurança ativa, como controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem automática de emergência, farol alto automático e reconhecimento de placas de trânsito.

Na Europa, ele deverá ser oferecido com um motor 1.2 turbo de 115 cv. O câmbio poderá ser manual de seis marchas ou automático CVT. Nos modelos sem pedal de embreagem, o sistema de tração integral será oferecido como opcional. Uma versão híbrida com cerca de 120 cv também poderá ser colocada à venda.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.