Em 2020, no auge da pandemia, a Toyota apresentou um facelift da linha Yaris na Tailândia, onde o compacto é chamado de Vios. Assim, as versões hatch e sedã surgiram com o visual renovado, leves mudanças no design e nova versão esportiva. Agora, essa reestilização já está sendo aplicada aqui no Brasil no modelo feito na fábrica de Sorocaba (SP).
No início deste ano, a previsão era que a linha Yaris fosse receber as novidades no último trimestre de 2021. Contudo, com a recente paralisação da fábrica paulista, por causa de falta de peças, a reestilização deve ficar pronta somente no início de 2022. Assim, chegará um pouco depois do lançamento da nova geração do arquirrival Honda City, que, pela primeira vez, terá uma opção hatch para disputar vendas com o Toyota.
Dessa forma, o novo Yaris deverá estrear no primeiro trimestre do ano que vem, já como linha 2023. As mudanças, no entanto, prometem ser muito pontuais, com para-choque e grades redesenhados, bem como opção de faróis full LEDs. No interior, está prevista uma alteração na central multimídia, que ficará maior e mais esperta.
Versão esportiva?
No lançamento do Yaris reestilizado, uma das novidades mais esperadas é a oferta da variante esportiva GR-S. Mas nada de motor turbo. A nova versão deverá chegar com o atual 1.5 flexível 16V aspirado, que gera 110 cv e 14,9 kgfm de torque, com câmbio CVT. Ou seja, terá apelo meramente visual. No entanto, vale lembrar que a Toyota exibiu um Yaris GR-S no último Salão do Automóvel de São Paulo, em 2018.
Além disso, é importante ressaltar que, na Tailândia, a geração atual do Yaris existe desde 2013 e já recebeu duas reestilizações. Contudo, no Brasil, o modelo chegou em 2018 já com seu primeiro facelift. Portanto, esta será a sua primeira atualização por aqui.
Com os recentes reajustes, não há uma previsão certa em relação a valores. Porém, para se ter um parâmetro, o Yaris Hatch nacional parte de R$ 85 mil e chega a R$ 103 mil em sua versão topo de linha. A expectativa é de que o modelo permaneça nessa faixa.
Nova geração será revelada em 2022
De acordo com o site filipino, AutoIndustrya, a linha Yaris vai ganhar uma nova geração daqui a um ano. Com data marcada para agosto de 2022 na Tailândia, o compacto, inclusive, tem grandes chances de chegar ao mercado brasileiro. Isso porque a Toyota está trabalhando para seguir por todo mercado asiático, incluindo Filipinas, Indonésia e Malásia.
Dessa forma, o plano da marca é comercializar a nova geração nos mercados emergentes, como o Brasil. E seguindo a tendência do mercado, a repaginação do Yaris também vai incluir uma versão híbrida, que está prevista para 2023. Contudo, por ora, não há informações de motores ou qualquer outro detalhe técnico do modelo.
Segundo o site, a nova geração pode trocar a plataforma atual por uma base modular DNGA, ou seja, a mesma base do Daihatsu Rocky, SUV compacto que deu origem ao Toyota Raize – que já foi cotado para ser produzido em Sorocaba. O utilitário já tem até registro no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
Por fim, importante mencionar que a base DNGA possui menor custo de produção e é feita para modelos menores. A arquitetura é uma variante da plataforma TNGA, mais cara e que serve ao Corolla sedã e ao Corolla Cross. Ou seja, ao que tudo indica, a fábrica de Sorocaba futuramente terá as duas plataformas. Mas isso só deve acontecer daqui a uns dois anos.
SUV Yaris Cross no Brasil
Com o sucesso do Corolla Cross no Brasil, a Toyota entendeu que precisará de um SUV menor. Mais do que isso, a marca percebeu que até mesmo os hatches e sedãs compactos estão sendo trocados por SUVs. Por isso, o plano é ter mais um utilitário nacional. E, nesse sentido, o SUV Toyota Yaris Cross pode chegar antes do previsto no Brasil, já em 2023.
Entretanto, fica a expectativa quando ao modelo que será feito em solo brasileiro. Isso porque o Yaris Cross da foto acima é a versão para a Europa, que utiliza a base TNGA-B, um pouco mais refinada que a arquitetura DNGA. Contudo, é certo que o SUV daqui também será híbrido flex. E o motor 1.5 aspirado a gasolina do modelo europeu pode vir a calhar. Ele trabalha em conjunto com um motor elétrico e o câmbio CVT.
Em questões de valores, o Toyota Yaris Cross será evidentemente posicionado logo abaixo do Corolla Cross. Assim, não deve fugir muito da tabela de preços atual dos SUVs compactos. No Japão, por exemplo, o modelo custa entre 1.798.000 ienes e 2.819.000 ienes, ou seja, por volta de R$ 86,1 mil e R$ 135 mil na conversão direta, sem taxas.