O SUV médio Toyota RAV4 ganhará um reforço em suas vendas no Brasil, por meio de uma nova versão. Trata-se da chegada da opção híbrida plug-in (PHEV), prevista para os próximos meses. Por aqui, caberá ao modelo receber e aprimorar a tecnologia, que em 2027 será flex, equipando uma nova picape da montadora. A movimentação faz parte dos R$ 11 bilhões investidos no País até 2030.
Entretanto, por enquanto, o RAV4 será apenas movido a gasolina. Sua versão foi recentemente registrada na tabela do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro. Segundo as medições, o RAV4 PHEV roda 35 km/l de gasolina na cidade, e 30 km/l na estrada. Seu alcance elétrico, segundo o Inmetro, é de 55 km.
O modelo PHEV utiliza um motor 2.5 aspirado, quatro cilindros, de 177 cv de potência e 22,3 mkgf de torque. Junto dele, outros dois elétricos, um em cada eixo, completam a equação. Na frente, são 182 cv e 27,5 mkgf, e atrás, 54 cv e 12,3 mkgf. O conjunto traseiro confere ao SUV tração integral, por exemplo.
RAV4 PHEV tem 306 cv de potência combinada
Em valores combinados, o modelo tem 306 cv de força, com o torque não especificado pela marca. Assim, a bateria tem 18,1 kWh. Por aqui, a versão homologada foi a XSE, mais cara oferecida no Canadá, por exemplo, e o modelo não é oferecido nos EUA. Por lá, o preço é 15% maior que o da mesma configuração híbrida, mas sem recarga na tomada.
Comparando, se pensarmos no preço de venda no Brasil, de R$ 349.290, podemos esperar um valor próximo dos R$ 400 mil, por exemplo. Entretanto, o preço fica mais elevado que o da concorrência. Em outra comparação, o SUV GWM Haval H6 PHEV tem 393 cv, alcance elétrico superior a 100 km e preço de R$ 270 mil, por exemplo.
O Jornal do Carro também está no Instagram!