Você está lendo...
Toyota confirma Hilux elétrica para 2025
Notícias

Toyota confirma Hilux elétrica para 2025

Hilux elétrica começa a ser testada já no mês que vem; local de produção ou mercados onde a versão será vendida ainda não foram divulgados

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

27 de mar, 2024 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Toyota Hilux elétrica
Toyota Hilux elétrica foi apresentada como conceito em 2022
Crédito:Toyota/Divulgação

Apesar de a Toyota caminhar lentamente rumo à eletrificação, um dos seus modelos mais emblemáticos vai ganhar uma versão elétrica no ano que vem. De acordo com o presidente da divisão tailandesa da montadora, Noriaki Yamashita, a Hilux terá uma configuração alimentada por baterias até o final de 2025. Atualmente, o modelo tem apenas uma opção híbrida leve em alguns países.



A Hilux é um dos veículos mais importantes para a marca em diversos mercados do mundo – inclusive no Brasil, onde lidera o segmento de picapes médias. 

Em 2022, um conceito elétrico da caminhonete foi revelado na Tailândia, um dos locais onde o modelo é produzido, para celebrar os 60 anos da marca. Na época, a Toyota disse que o protótipo havia sido feito no país.

Publicidade


Toyota Hilux elétrica
Toyota/Divulgação

Testes com a Hilux elétrica começam em abril

Nesta semana, o executivo confirmou que a Hilux elétrica deve estrear até o final do ano que vem, contudo, não deixou claro de qual fábrica sairá a versão. Yamashita declarou ainda que antes de a produção começar, a picape passará por testes na cidade de Pattaya, ao leste da Tailândia. A expectativa é que cerca de 12 unidades do modelo comecem a rodar em testes no local a partir do mês que vem.

O anúncio da Toyota chega alguns dias após a rival japonesa Isuzu confirmar que também vai fabricar uma versão elétrica da D-Max no mesmo país em 2025. 


Toyota Hilux elétrica
Toyota/Divulgação

Demanda europeia

Apesar de a Tailândia ser um mercado crucial para a Hilux, não é o único que importa para a montadora. A Toyota atualmente lidera o mercado europeu de picapes com cerca de 30% de participação. Desse modo, a empresa estuda lançar a configuração elétrica no continente.

De acordo com Emmanuel Beaune, chefe da divisão de veículos comerciais para a Europa, há uma demanda grande por uma opção da picape que se encaixe nesse segmento. Por outro lado, o executivo esclareceu que a Toyota está comprometida a oferecer “soluções em múltiplas vias”, o que inclui não só motorizações elétricas, mas também a combustão, híbridas e até a hidrogênio.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Toyota Hilux SRX Plus une luxo com esportividade da GR-Sport e custa menos
Deixe sua opinião