Você está lendo...
Haval H6 híbrido flex será primeiro SUV nacional da GWM
Notícias

Haval H6 híbrido flex será primeiro SUV nacional da GWM

Planos de nacionalização de produtos da GWM trocam de prioridade, e SUVs assumem a liderança da fila, deixando a picape Poer para depois

Rodrigo Tavares, especial para o Jornal do Carro

26 de dez, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Haval H6 HEV
Cores acromáticas são tendência na América do Sul
Crédito:Werther Santana/Estadão

Os planos iniciais da GWM envolviam colocar a picape média Poer como primeiro modelo da marca fabricado no Brasil, na planta de Iracemápolis (SP), antiga fábrica da Mercedes-Benz. Entretanto, com a volta do imposto de importação para modelos híbridos e elétricos, em janeiro de 2024, o panorama foi alterado.

O diretor de relações governamentais da GWM, Ricardo Bastos, disse à agência AutoData que a Poer híbrida ficará para depois, junto de um SUV que usaria o mesmo sistema de chassi de longarinas. Contudo, a prioridade passa a ser a linha Haval H6 e um SUV inédito, para concorrerem com rivais como o Jeep Compass, por exemplo. Assim, esses modelos seriam os primeiros produtos feitos no Brasil pela marca.



A nova versão da Poer segue em testes e pode estrear no Brasil antes mesmo de seu mercado natal, a China, por exemplo. Considerando a estratégia da GWM para o Brasil, é quase impossível que a picape faça sua estreia no mercado nacional utilizando unidades importadas, no entanto. A volta iminente do imposto fez a marca priorizar seus produtos mais vendáveis e sensíveis ao preço, explicando a priorização da linha Haval H6.

Publicidade


Para ocupar o posto de produto nacional, outro nome está sendo contado: o Haval H4, feito exclusivamente para o mercado brasileiro. Utilizando o Haval Jolion como ponto inicial, o modelo pode colocar a marca em um segmento novo: o de SUVs médio-compactos. Composto por nomes como Toyota Corolla Cross, VW Taos, Jeep Compass e outros, é um segmento bem disputado.

GWM/Divulgação

Segundo uma imagem divulgada pela marca um tempo atrás, é possível ver um SUV cinza, com grade hexagonal, faróis estreitos e para-choque tradicional. Trata-se do Haval H4, que tem visual mais conservador quando comparado com o Jolion, por exemplo. Entretanto, os dois modelos usam a mesma carroceria, o que explicaria a unidade do Jolion em testes no Brasil.


Novo SUV da GWM tem conjunto híbrido

Na Europa, o Jolion é híbrido em paralelo (HEV), com motor 1.5 aspirado a gasolina, com  95 cv e 12,7 mkgf, junto de um elétrico com 150 cv e 25,5 mkgf de torque. Juntos, entregam 189 cv e 38,2 mkgf. O conjunto conta com uma transmissão automática de duas marchas, tração dianteira, bateria de 1,8 kWh e consumo médio de 20 km/l com gasolina.

Por fim, o Haval H4 mede 4,47 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,57 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. O último número o coloca a frente de rivais como Corolla Cross e Compass, por exemplo.

O Jornal do Carro também está no Instagram!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Chevrolet Silverado volta após 21 anos para encarar Ford F-150 e RAM 1500

Deixe sua opinião