O nicho de picapes grandes vende muito nos Estados Unidos, onde há vários modelos disponíveis. Aqui no Brasil, esse mercado ainda é pequeno, mas pode crescer em 2022. A GM, por exemplo, planeja trazer para cá a nova Chevrolet Silverado. E Toyota acaba de registrar no País a nova geração da picape Tundra, irmã maior da Hilux.
O modelo disputa justamente com a Silverado e a líder, Ford F-150. Mas esse registro ainda não significa que a picape chegará ao Brasil. As montadoras registram os veículos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), que é responsável pelas patentes, para garantir, portanto, a propriedade do desenho. Ou seja, é uma etapa necessária.
Continua depois do anúncioMesmo sem trazer muitas informações, as imagens mostram duas versões da Toyota Tundra similares às vendidas nos EUA. Ambas possuem cabine dupla, e, dessa forma, a principal diferença está no tamanho da caçamba. Uma delas é maior, podendo medir até 2,46 metros. Já a outra tem espaço menor, com até 1,98 metros de comprimento.
Duas opções de motor
Nos EUA, a sétima geração da picape grande da Toyota estreou há poucos meses, em setembro. O modelo tem tração 4×4 e é feito sobre a plataforma TNGA-F, já usada em outros modelos da marca japonesa. Em questão de dimensões, a Tundra tem diferentes comprimentos, que vão de 5,90 metros a 6,40 metros. Já a distância entre-eixos varia entre 3,68 m e 4,16 m.
Por lá, a picape vem com conjunto mecânico forte. Nas versões de entrada, traz o motor 3.5 V6 biturbo que gera 394 cv e 66,2 mkgf de torque. Em contrapartida, configurações mais caras vêm com sistema híbrido que entrega 433 cv e 89.5 mkgf. A transmissão é automática de 10 velocidades. Além disso, a picape comporta 880 kg e é capaz de rebocar 5.444 kg.
Nas imagens, é possível ver que a Tundra tem a grade frontal bem larga, com linhas horizontais. Os faróis, que têm iluminação Full LEDs, são retangulares e realçam o visual mais robusto da picape, que possui vincos bem marcados no capô. Na parte traseira, as lanternas acompanham o design e ficam dispostas na vertical.
Leia Mais
Preço de até R$ 340 mil
Como dissemos, ainda não há confirmação de que a Tundra vem ao Brasil. Porém, pode acontecer. Aqui, o segmento de picapes grandes tem poucas opções. No mercado, o modelo da Toyota seria rival, basicamente, da grandalhona RAM 1500, que custa R$ 420 mil.
Para efeito de comparação, lá nos EUA, a Tundra está à venda por um valor inicial de US$ 38 mil e pode chegar aos US$ 60 mil. Na conversão direta, os preços ficam entre R$ 215 mil e R$ 340 mil. Então, o jeito é esperar para ver o que pode acontecer.
Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube
Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!